Super Banner

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Por Onde Fui: Aventuras na Irlanda - Por Cado Mucciaroni

E no Por Onde Fui de hoje temos mais uma história sobre a Irlanda! Este país muito visitado por nossos leitores também foi visitado por Cado Mucciaroni, que conta tudo o que passou por lá! Contribua com seu texto você também!

Por Cado Mucciaroni

Aventuras na Irlanda

Após ter sido selecionado pelo programa Ciências sem Fronteiras para passar uma temporada em estudos científicos na Irlanda, aqui cheguei e me encantei com a geologia e as belezas naturais desse país. Assim, eu que sou natural da cidade de Poços de Caldas - MG e já praticava montanhismo, comecei a buscar grupos para me juntar a eles na Irlanda.

Um professor me recomendou o Comeragh Mountaneering Club do qual ele já fora parte. Entrei em contato. Já na primeira subida fui extremamente bem recebido e acolhido pelo pessoal. Então as aventuras começaram. 

Vista da caverna e do lago formados na cratera de Comeragh Mountains
Todos os domingos, subindo as Comeragh Mountains, localizadas a cerca de 45 Km da cidade de Waterford - sudeste da Irlanda. Comeragh é um complexo de montanhas rodeado por vários vilarejos. De cada vilarejo é possível encontrar várias rotas de subida e assim fizemos. Cada domingo, uma rota diferente.
Grupo de brasileiros que visitou a rota principal de Comeragh Mountains
Após 2 meses comecei a viajar junto com o grupo. Os destinos começaram a crescer em beleza e tamanho. Viajamos para Rings of Dingle - as mais altas montanhas da Irlanda - e também para Rings of Kerry - onde foram gravadas cenas de diversos filmes como "P.S Eu Te Amo". Também fomos em vários parques nacionais como Wicklow e Killarney e também subimos as The Mourne, na Irlanda do Norte. 
Grupo de montanhistas se preparando para a subida

Absolutamente aventuras fantásticas com um grupo de pessoas que além do inglês falam Gaélico fluentemente. Meu nível de conhecimento sobre folclore local e mitologia irlandesa cresceu imensuravelmente. Além é claro que estar em contato com paisagens de tirar o fôlego, conhecer locais míiticos para os povos Vikings e Celtas foi uma das melhores experiencias que pude viver aqui.
No caminho para o cume. Rota pelo vilarejo de Kilclooney Woods
O único ponto negativo sobre isso aqui na Irlanda é que não há transporte publico para esses locais. Devido a tal, você precisa ter um carro ou alugar um por aqui. Para quem estiver sozinho e não tiver um guia local, relaxa! Todas as localizações de pé das montanhas são bem feitas e mostradas pelos GPS's. Fora isso, as rotas são todas devidamente sinalizadas pra que não ocorra perdidos e também o serviço de resgate nas montanhas é um dos melhores que já vi. Eles contam com grupos especializados nesse tipo de resgate.

Pat Scanlon é um guia para Comeragh Mountains
No verão, temperaturas agradáveis de 18 a 20º são perfeitas para o esporte. No inverno, no entanto, roupas térmicas e líquidos quentes são requisitos de segurança para uma boa e segura subida, tendo em vista que temperaturas negativas são atingidas no topo das montanhas.

Eu em uma das pausas intermediárias
As fotos falaram por elas ao verem um pouco das belezas aqui da Irlanda!

The Mournes - Irlanda do Norte
Um forte abraço e espero que possam visitar esse maravilhoso berço de montanhas exuberantes e desfrutar um pouco dessas aventuras!

The Nire - Rings of Dingle
Mahon Rivers

Nenhum comentário:

Postar um comentário