Super Banner

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Jardim Botânico de São Paulo - Um Pedacinho da Natureza na Cidade Grande

Quem mora nas cidades grandes sempre sente falta de um pouco de natureza, não é mesmo?

Então nós do Por Onde Vamos encontramos mais uma boa solução para vocês matarem a vontade de ter contato com a natureza desfrutando de um belo visual em plena cidade grande!
Estamos falando do Jardim Botânico de São Paulo, que fica localizado na região sul da cidade, no bairro do Ipiranga.


Até 1928, a região onde hoje se encontra o Jardim serviu para o abastecimento de água do bairro e ainda no mesmo ano, um naturalista chamado Frederico Carlos Hoehne foi convidado para implantar um horto botânico no local. Foi assim que surgiu o Jardim Botânico de São Paulo que, em 2008, em seu aniversário de 80 anos passou por várias reformas que deixaram o lugar ainda mais bonito. 

O parque, que está inserido no famoso Parque do Estado é o lugar ideal para quem quer relaxar, para quem gosta da natureza e de plantas, abrangendo uma área de 360 mil m² de mata atlântica com 380 espécies de árvores que além de tornarem o local lindo, são usadas para fins de pesquisa e conservação. 

Foto por Juliana Gomes
Com tanta vegetação, claro que é possível encontrar alguns animais que ficam livres pelo jardim, como a preguiça, roedores, o tucano de bico verde e bugios e roedores. Aqui é importante ressLtar que este é o habbitat desses animais, então não devemos tentar pegá-los e nem alimentá-los. 


Confira abaixo alguns atrativos do Jardim Botânico:


Jardim dos Sentidos – foi criado em 2003 e é onde fica uma coleção de plantas aromáticas. Lá o visitante pode tocar nas plantas para sentir o cheiro e suas texturas. 

Alameda Fernando Costa – Trata-se de uma passarela de madeira (calma gente, é madeira de reflorestamento) suspensa com 250 metros de extensão de onde se pode observar a mata natural e as águas cristalinas do córrego Pirarungáua. 

Trilha da Nascente – Esta é uma trilha suspensa de 360 m pela qual é possível entrar na Mata Atlântica. Por ela é possível chegar até uma das nascentes do Riacho do Ipiranga.

Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues - este museu foi inaugurado em 1942 e possui forma de cruz e visa despertar o interesse pela pesquisa, para os ecossistemas do Estado de São Paulo e a para a botânica econômica. Lá também existe uma sala histórica e um lindo vitrô central retratando nossa flora.

Estufas – Este é o marco inicial do Jardim Botânico de São Paulo. Em uma das estufas estão as plantas tropicais, principalmente da Mata Atlântica, e na outra é reservada para exposições temporárias.

Uma coisa legal no Jardim Botânico é que as atrações do parque já foram todas adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção ou deficiência física!


O parque tem muito a oferecer e vale a pena conhecer mais um cantinho da cidade que faz você se sentir completamente fora da bagunça urbana!

Ficha:

Jardim Botânico de São Paulo

O Que É: Parque de Área Preservada da Mata Atlântica.
Quando: De terça à domingo e feriados (incluindo feriados que caem na segunda-feira). 
Horário: das 9h às 17h e no horário de verão das 9h às 17h. 
Onde: Avenida Miguel Stéfano, 3031 - Água Funda - zona Sul - São Paulo.
Quanto: R$ 5. Estudantes e idosos acima de 60 anos pagam R$ 2,50. Crianças até quatro anos e portadores de necessidades especiais não pagam.
Mais Informações: www.ibot.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário