Super Banner

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Por Onde Fui: Conhecendo a Irlanda do Norte - Por Laima Zizas

E no Por Onde Fui de hoje temos a Laima Zizas, que já nos escreveu anteriormente falando sobre a Irlanda, que você pode conferir aqui. Porém desta vez ela foi mais para cima para conhecer a Irlanda do Norte e mostrar como é bonito este lugar. Envie seu texto você também!

Por Laima Zizas

Conhecendo a Irlanda do Norte

A Irlanda do Norte é um país que está na mesma ilha que a República da Irlanda, no entanto, devido aos problemas religiosos e políticos de praticamente um século, o país é considerado do Reino Unido. Para quem está viajando próximo à região ou mesmo está na República da Irlanda, o país é um ótimo destino, porém não se confundam, usam libras por lá como no restante do Reino Unido.

Paisagens de deixar qualquer pessoa de queixo caído
O país, por ser a porção mais ao norte na Ilha é quase inteiro dominado por montanhas e as majestosas falésias. O cenário é maravilhoso e muito verde, cheio de ovelhas pelos caminhos e um clima campestre. Existem diversos locais que os turistas devem conferir quando viajam para lá.

Mar mostrando toda sua beleza


O local, talvez mais famoso são os Giant’s Causeway (Caminho dos Gigantes), que são formações rochosas inacreditáveis espalhadas pelo costa do Norte da ilha e que, apesar do mar que separa, são as mesmas encontradas na Escócia a apenas 22 km de distância. Os irlandeses britânicos da região, como todo bom morador destes lados celtas, têm diversas lendas de como foram formadas. A mais famosa conta que eram um caminho que ligava as terras de um gigante irlandês às de um gigante escocês e o caminho foi destruído após um enganar o outro em batalhas; por essa razão, recebe o nome de Caminho dos Gigantes.

Giant’s Causeway
Outro local próximo ao Giant’s Causeway é a ponta de cordas, onde existe uma ponte bastante segura para atravessar entre uma falésia e uma pequena montanha. A água é muito límpida e a vista, espetacular. Um ótimo lugar para passar um tempo admirando. O custo da travessia é cobrado em Libras e é por volta de 7 libras. Existe como comprar com antecedência para ganhar desconto.

A Ponte de Cordas
Para os fãs de Game of Thrones, existe o tour que passa pelos diversos locais usados para a filmagem da série na Irlanda do Norte. Os locais são espalhados pela costa Norte, Sudeste e Sudoeste, mas também na região do Giant’s Causeway já é possível encontrar alguns deles quando viajando pela estrada nos arredores. Quem quer conferir todos os locais de filmagem, 11 no total, pode encontrar tours saindo tanto de Dublin quanto de Belfast (capital da Irlanda do Norte).

Giant’s Causeway
Por fim, vale a pena conhecer a capital do país, Belfast. A cidade é palco de diversos conflitos políticos e religiosos dos últimos anos que divide a cidade em monárquica protestante e republicana católica. Existe um muro que separa ambos os lados e que é coberto com mensagens de pedidos de paz e apoio aos povos que sofrem com as guerras civis ao redor do mundo. A cidade mesmo é bastante distinta de um lado e outro, porém, devem lembrar-se que os portões entre um lado e outro se fecham depois das 10 da noite em dias de semana e 6 da tarde aos finais de semana. Apesar do clima poder parecer tenso, é uma cidade bastante bonita e que traz um povo Irish mais tradicional.

Muro da Paz
Ainda em Belfast existe o museu do Titanic no exato local em que foi construído o navio mais famoso da história. Do lado de fora do museu encontram-se demarcadas as áreas que o navio ocupava e os nomes que homenageiam todos os que faleceram na tragédia. O interior do museu demonstra os diversos compartimentos do navio e até utilizam partes do original.

Museu do Titanic
A Irlanda do Norte é um local que vale muito a pena conhecer, pois, apesar de serem as duas Irlandas em uma mesma ilha, em cada porção da costa se encontram diferentes formações e cenários, todos maravilhosos e muito únicos. Quem viaja para o Reino Unido ou República da Irlanda com tempo, é uma ótima dica passar pelo menos um dia no território irlandês britânico.

Como não querer conhecer este lugar?