Vivendo em Dublin
Por Laima Zizas
Dublin é a maior cidade costeira da Irlanda e sua capital. A terra que recebe diversas famas, encanta por ser a terra da cultura celta, a terra das tradições gaélicas e a terra verde. Dublin é conhecida por chover praticamente todos os dias, mas como os próprios irlandeses adoram dizer ‘é o que nos torna tão verdes’, apesar disso, nem mesmo os dias chuvosos escapam dos raios de Sol e da beleza que essa terra cheia de misticismo pode trazer.
Apesar do idioma oficial ser o inglês, o idioma gaélico irlandês é visto por toda a cidade. As fachadas, placas de trânsito e até cardápios sempre apresentam os dois idiomas. A cidade que recebe o mundo inteiro em cultura e novas línguas mantém as tradições de geração em geração. A palavra mais comum na entrada de qualquer estabelecimento : Fáilte (lê-se fóitch) e significa ‘bem vindo’.
![]() |
Trinity College |
A cidade que possui diversos pontos turítiscos interessantes tem seu coração na rua ‘O’Connel Street’, nomeada segundo ‘Daniel O’Connel’, símbolo de luta e conquista irlandesa do século 19, e o enorme monumento que está no seu início. A rua é o centro comercial de Dubln cheia de lojas, mercados, restaurantes, pubs, cinemas e também o local onde passam praticamente todos os ônibus da cidade. Todos os ônibus de linha possuem 2 andares e wi-fi.
Outra rua bastante famosa e ainda no centro é a ‘Grafton Street’ que também possui diversas lojas turísticas, de música e jóias celtas e em qualquer época do ano ou hora do dia, a rua que sempre terá artistas de rua em todo o seu longo, deixando essa parte da cidade sempre cheia de música e bastante frequentada.
Dublin possui diversos pontos turísticos imperdíveis, como o ‘Trinity College’, a faculdade que possui uma construção maravilhosa e famosa pela maior biblioteca da Irlanda, que serviu de cenário para todos os filmes de ‘Harry Potter’.
Ainda no centro, existe a região do ‘Temple Bar’. São diversos quarteirões com ótimos restaurantes durante o dia e pubs de todos os tipos à noite. Aos sábados tem uma feira de rua que traz produtos de diversos países com sabores incríveis.
Um pouco afastado do centro podemos encontrar dois dos maiores orgulhos irlandeses: ‘Guinness Storehouse’, a fábrica da tradicional cerveja irlandesa Guinness e a destilaria ‘Old Jameson Distillery’ que produz o famoso irish whisky ‘Jameson’. Ambos os locais permitem a visita guiada e degustação.
![]() |
Catedral de St. Patrick |
Por toda Dublin se encontram construções maravilhosas e com aspecto medieval, porém existe a região de Dublínia, que imita uma cidade medieval e está sempre aberta a visitas. Ainda na região encontra-se a Catedral de St. Patrick que possui os ressoar de sinos mais melódico da cidade e um parque maravilhoso ao fundo. Ainda seguindo o aspecto medieval, existe o pub mais antigo da Irlanda, datando de 1198, e o local oferece noites de comida tradicional, música e contadores de história, outra tradição irlandesa.
Como Dublin é conhecida por seu verde, os parques são outra maravilhosa atração. Existem diversos na cidade, mas os mais famosos são o ‘Phoenix Park’ afasta do centro, mas o maior parque em que é possivel ver a casa presidencial e ver diversos animais soltos que podem ser alimentados pelo público e o ‘St. Stephen’s Green’ que se encontra no centro e sempre possui eventos.
![]() |
Howth |
Saindo da cidade, porém ainda no condado de Dublin, existem outras regiões bastante imperdíveis como ‘Howth’, uma vila costeira famosa por seu castelo e os ‘Cliffs’, espécie de um penhasco bastante verde, com uma trilha e vista maravilhosas. Também a região de ‘Malahide’, outra vila bastante receptiva, com um castelo e parques incríveis. Mais ao sul existe ‘Dun Laoghaire’ famosa por seus portos e por diversas colinas e a região de ‘Wicklow’ que serviu de cenário para diversos filmes como ‘Ps: eu te amo’ e ‘Coração Valente’.
![]() |
Dublin - Irlanda |
As melhores dicas para quem vem a Dublin: sempre traga o casaco, o guarda-chuva e deixe o mau-humor em casa, porque irlandês nenhum permitirá que se passe um mau dia por aqui. A cidade encanta quem visita, quem mora ou quem nasceu. Garantam ter um tempo para visitar a terra dos jogos gaélicos, dos leprechaunts e do trevo de 4 folhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário