Super Banner

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Por Onde Fui: Conhecendo Malta - Por Thiago Crocco

E no Por Onde Fui de hoje temos Thiago Crocco contando um pouco sobre sua passagem pela incrível Malta!

Por Thiago Crocco

Agradeço o convite para contribuir para o Por Onde Vamos contando minha experiência de viagem a Malta.

Reprodução - Crocco
Minha paixão por História, antiguidade, viagens e línguas, fez com que anos atrás eu começasse a pesquisar sobre a Ilha de Malta. Naquela época em 2002 o país ainda não fazia parte da União Europeia e somado ao fato de ter a Libra Maltesa como moeda, tão forte quanto a Libra Esterlina, fez com que eu desistisse de visitar o arquipélago.







Para quem nunca ouviu falar de Malta aqui alguns detalhes:

1 - Localiza-se ao sul da ilha italiana da Sicília e Norte da África no Mar Mediterrâneo.

2 - Formada pelas ilhas de Malta, Gozo e Comino.

3 - Línguas oficiais Maltês e Inglês

4 - Possui uma população de quase 500.000 habitantes

5- Aderiu a União Europeia em 2008 bem como o Euro como moeda.

Reprodução - Crocco
Malta tem uma história riquíssima devido sua posição geográfica, o país teve a dominação e influência de vários povos como os: Fenícios, Cartagineses, Romanos, Bizantinos e por último a Inglaterra onde deixou a língua inglesa como herança.

O clima de Malta é Mediterrâneo, sendo assim o país tem sol 300 dias por ano. Além de o clima atrair muitos brasileiros e outras nacionalidades, os cursos de inglês estão em alta já que é uma das línguas oficiais. Os preços são bem mais baratos do que Inglaterra, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda, os padrões se mantêm tão altos quanto os dos países mencionados.

Reprodução - Crocco
Curiosidades:

1. Serviu de set de filmagem para o filme do Popeye de 1980: www.popeyemalta.com a no fim das filmagens a produtora ia desmontar o cenário, mas a população local impediu transformando- o num parque temático.

2. Serviu também para locação dos filmes: Gladiador, O Conde de Monte Cristo, Guerra Mundial Z, Tróia.

3. A língua Maltesa é a única de origem semítica que se escreve com o alfabeto latino.

4. Dirigir do lado direito, outra herança da colonização inglesa.

Reprodução - Crocco
Passei 10 dias memoráveis em Malta onde conheci lugares fantásticos, paisagens lindas e históricas. Outro detalhe, tem uma área de apenas 316km² sendo possível conhecer o país em poucos dias.

Saia do clichê conheça Malta. É possível estender a viagem pegando um ferry boat para Sicília. Não existe voo direto do Brasil, mas existem várias conexões dos principais aeroportos europeus.

Para encontrar mais informações de locais e destinos visitem o site oficial do turismo maltês: http://www.visitmalta.com

Confira mais fotos da minha passagem por Malta no meu Flickr:
www.flickr.com/photos/tcrocco

Deixo também um vídeo mostrando algumas paisagens de Malta:


Grande abraço


2 comentários:

  1. Sobre a história, falta dizer culturalmente como eles vivem.
    Vivem só de pesca? De artesanato? Qual a principal atividade econômica do país?
    Bijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina! A coluna Por Onde Fui é enviada pelos nossos leitores! Mas já que teve curiosidade sobre Malta segue um pouco mais sobre o país:

      A cultura maltesa reflete as influências variadas dos países a governaram até 1964, particularmente na Itália e no Reino Unido. Os costumes, lendas e folclores malteses são estudadas e categorizadas lentamente, como qualquer outra tradição europeia.

      A economia maltesa é baseada na indústria, no comércio e nos serviços financeiros que melhoram significativamente a economia do país. Malta tem grandes recursos tecnológicos. Assim, por estar localizada entre África e Europa, possui comércio de alto nível, com joalherias, bancos e restaurantes. As principais indústrias de Malta são a alimentícia, a eletrônica, a naval, a calçadista, a têxtil e a pesqueira, além de haver serviços financeiros na capital e nas principais cidades.

      Mais informações você encontra em http://pt.wikipedia.org/wiki/Malta
      ou em www.visitmalta.com

      Um abraço!

      Excluir