Super Banner

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dicas Para Alugar Um Carro e Evitar Problemas

Hoje em dia cada vez mais os turistas recorrem a aluguéis de carro para terem mais conforto em suas viagens. No exterior é bem comum este tipo de serviço, tanto para visitantes quanto para turistas domésticos devido a baixa burocracia, preço em conta e facilidade de retirada e entrega do veículo.

Alugar um carro pode facilitar e muito sua viagem!

Daremos então algumas dicas que podem facilitar a sua vida na hora de alugar o seu possante e não passar nervoso antes e nem depois com a conta que vão te mandar!

Alugue com Antecedência

Pode ser uma dica super batida, mas a maioria esmagadora dos turistas alugam carros já estando em seus destinos, fazendo assim acabam pagando muito caro e não tendo vantagens, como seguros e coberturas que podem vir com a reserva antecipada. 

Reservar com antecedência é certeza de economia no aluguel de carros

Claro que se você decidir que irá alugar um carro para dar aquela volta esperta pela cidade não tem problema, a dica vale para aqueles lugares que você irá usar o carro com certeza. Pense que quanto mais caro o modelo, mais dias maior é a economia sendo precavido em sua reserva.


Seguros e Coberturas

A parte que mais confunde todo mundo. Todas as companhias de aluguel fornecem algum tipo de seguro, seja ele simples, intermediário ou super top. Sempre inclua em sua reserva o seguro, de preferencia um que cubra danos a terceiros, que são aqueles que cobrem o carro em que você bateu, senão a conta pode ser infinitamente alta! 

Ter um seguro num carro alugado é imprescindível

Uma coisa muito comum é que os atendentes da companhia irá tentar te vender um seguro maior do que o já contratado, isto se deve por ele levar comissão, então farão terrorismo psicológico falando o quanto você pode se complicar se não tiver o seguro que esta te oferecendo (isto já aconteceu conosco e foi muito deselegante e nem foi no Brasil). Normalmente um seguro de perdas e danos e para terceiros já é o ideal, não complique seu orçamento por pressão de um vendedor.

Escolha Seu Modelo Adequadamente

Aluguel de carros não é um serviço barato, então escolha o modelo que você irá utilizar de acordo com sua necessidade, por exemplo, não alugue uma van sendo que viajará sozinho, pois terá mais custo de aluguel, seguro e combustível. Os carros mais alugados geralmente são os econômicos/compactos, estes modelos são muito econômicos e comportam duas pessoas com bagagens e um conforto muito bom. 

Legal essa Ferrari né? Mas alugue um carro de acordo com o seu bolso!

Para o aluguel de carros esportivos (modalidade cada vez mais comum) esta regra não se adéqua pois quem reserva este tipo de veículo não esta nem ai para custos, então divirtam-se haha.

Taxas de Combustíveis e Encargos Adicionais

Muitas vezes quando vamos pegar a charanga descobrimos que existem custos extras, ou mesmo taxas não inclusas. Em geral a maioria destas taxas são facultativas e são colocadas ao cliente como obrigatórias, pois as companhias incluem normalmente os impostos e outros tipos de taxas já inclusas na descrição da fatura. Porém a taxa de reabastecimento normalmente é uma grandíssima pegadinha, pois você abastecendo antes de entregar o carro dá para economizar uma grana (no nosso caso chegamos a economizar 10 dólares).

Encher o tanque por conta própria é mais barato do que pagar a recarga

Uma taxa que não é possível escapar é a de idade, caso você tenha entre 21 e 24 anos será incluso um encargo que varia entre 20 a 30 dólares (no caso de aluguel nos EUA) mais impostos (que não são poucos por sinal). Isto deve-se ao fato que as companhias de seguro cobram mais para esta faixa etária, fazendo assim com que o custo seja repassado ao consumidor.

Sempre use um gps se você não conhece o lugar que esta indo!

Normalmente o aluguel de GPS é cobrado a parte e tem uma taxa enorme, chegando a ser mais caro do que comprar um em qualquer loja, fique atento quanto a isso pois se você por acaso perder ou quebrar pode ter que pagar. Na dúvida leve um seu ou use o do seu celular, vai ser muito útil mas é possível economizar umas boas verdinhas nessa.

Motorista Adicional

Este recurso é uma grande preocupação de todos os viajantes. É essencial ter um motorista adicional, principalmente em viagens muito longas, pois assim é possível revezar os motoristas sem problemas. Muita gente acredita que seja proibido outra pessoa de dirigir o carro, não é verdade, o que acontece é que o seguro não cobrirá NADA caso uma pessoa sem estar como motorista esteja ao volante. 

Um motorista adicional sempre dá mais conforto para a viagem
Normalmente a maioria das companhias já incluem um motorista adicional, o que facilita sempre na hora de cair na estrada. Lembrando que a regra da taxa por idade também é válida para o motorista adicional!

Carteira de Motorista ou Permissão Internacional Para Dirigir

Ponto de grande dúvida entre a maioria dos turistas, pois nunca se sabe exatamente se nossa carteira de habilitação vale ou não, se é necessária a emissão da Permissão Internacional para Dirigir (que é um custo adicional). Para responder esta questão, temos que citar a Convenção de Viena na seção de Convenção Sobre o Transito, que internacionalizou várias leis de transito e regulamentações de maneira a facilitar e desburocratizar a condução de veículos em territórios estrangeiros ao do motorista. 

Tenha a carteira de habilitação em dia para evitar problemas

Então verifique se o país que você for visitar esta nesta lista, caso não esteja, dirija-se ao Ciretran ou Detran da sua cidade para a emissão do documento. Verifique também se sua carteira nacional de habilitação esta valida por pelo menos 6 meses, afinal a permissão internacional é basicamente um guia de tradução para as autoridades de outros países, não valerá de nada se sua carta estiver vencida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário