Super Banner

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Por Onde Fui: Minha Vida na Austrália - Por Camila Esteves

E o Por Onde Fui de hoje atravessou os oceanos para chegar na Austrália! Quem nos escreveu foi a Camila Esteves que mora por lá e contou como foi a experiência de se mudar para um país tão distante, mas claro mostrando tudo que tem de bonito e bom para fazer! Envie seu texto você também!

Por Camila Esteves

Minha Vida na Austrália 

Quando alguém me pergunta “E ai como é a Austrália?” a primeira coisa que me passa pela cabeça é: é longe, hahaha! Demorar pelo menos 22 horas viajando de um país para outro não é fácil, você tem certeza absoluta que nunca mais sairá do avião, mas a chegada vale a pena, acredite!

Não, a capital da Austrália não é Sydney e sim Camberra, mas sem dúvidas essa é a cidade mais famosa que temos por aqui. 

Bandeira da Austrália
Minha primeira visita foi em 2010, em Brisbane, capital do estado de Queensland. Apesar de ter a maior área urbana do País em território é apenas a terceira maior cidade em termos de população (cerca 980 mil habitantes).

Queen Street – Uma das principais ruas de Brisbane
Após ter feito 6 anos de inglês no Brasil, recebido diploma de conclusão de curso e tudo mais, decidi me arriscar em uma experiência internacional que pudesse ser útil para minha vida profissional. Chegando em Brisbane percebi que eu não falava nada de inglês e para piorar o sotaque Australiano parecia IMPOSSÍVEL de ser entendido algum dia na vida.

Mas, depois de algum tempo, seu ouvido acostuma.Você se vê obrigado a conversar com pessoas de todas as partes do mundo e passada a fase de adaptação até arrisca passa a tentar adivinhar de onde a pessoa é pelo sotaque. Foram 4 meses de muito aprendizado, trabalho e lugares únicos. 

Brisbane não é uma cidade com praias naturais, mas nem por isso você precisa se preocupar, eles pensam em tudo! Em South Brisbane existe uma área chamada South Bank Parklands onde uma praia artificial foi construída bem próxima ao centro comercial. É uma das atrações turísticas mais visitadas por lá! Além de ser linda e bem real a área é cercada por várias atrações como museus, restaurantes, centro cultural, cinemas e por ai vai. 

South Bank,  Praia artificial - Reprodução
Totalmente segura, nunca tive medo de andar sozinha, a pé ou noite pelas ruas. Outra vantagem de Brisbane é a proximidade de praias e lugares incríveis como Gold Coast, Strandbroke Island, Moreton Island, Noosa etc e o melhor de tudo é poder chegar nestes lugares de trem ou ferry boat.

Strandbroke Island
Como viajar para Austrália só se torna real depois que você alimenta um Canguru e abraça um Coala, a dica é Lone Pine Sanctuary!

Lone Pine Sanctuary
Lone Pine Sanctuary
Sea Word, Australian Zoo também são lugares ótimos para se visitar. 

Sea World
Australia Zoo
Voltei para o Brasil em 2011, terminei a faculdade e trabalhei por 3 anos por lá. Mas quem disse que aguentei? Em 2014 decidi voltar para cá.  Desta vez em Sydney, onde a vida é literalmente de cidade grande. 

Harbour Bridge vista noturna
Por ser bem maior e mais populosa que Brisbane, não é nada difícil se sentir totalmente perdido quando se chega aqui. Depois de se acostumar com o caminho de casa para escola e vice e versa você já pode considerar conhecer algumas das muitas atrações de Sydney!

Harbour Brigde
Andar pela Harbour Brigde, visitar o Opera House, passear/jantar/curtir os bares da Darling Harbour, visitar o museu de cera Madame Tussauds ou o Aquário, subir na Eye Tower, andar de Bondi a Coogee pela Coast walk são coisas boas de se fazer em qualquer época do ano! 

Coast Walk de Bondi Beach até Coogee
Opera House
Museu Madame Tussauds 
Morando bem pertinho de uma das praias mais famosas por aqui, fica dificil não se apaixonar pelo bairro: Bondi Beach.

Bondi Beach
Outros inúmeras praias como Coogee, Maroubra, Bronte, Tamarama, Palm Beach, Jervis Bay precisam ser inclusas na listinha de “places to go” quando se está por aqui. 


Pôr do sol em Manly Beach
Como nem tudo são flores, viver no exterior não é tão lindo como você está imaginando. Tendo o visto de estudante na Austrália, você pode trabalhar e estudar ao mesmo tempo, o que te proporciona a oportunidade de se manter e viver com seus próprios recursos, mas o esforço é grande! Sydney é um lugar caro de e viver, de supermercado a aluguel. Calma, não é impossível, só precisa ter disposição e força de vontade!

Macarrão, pão e atum custam centavos e são bem populares entre os estudantes! Não esqueça de sempre ter um lanchinho na mochila antes de partir para os passeios, isso já economiza muitos dólares australianos por aqui. Só não vale bebida alcoólica na rua (dependendo do lugar que você estar, ser discreto ajuda). 

Sobre a vida noturna: ninguém entra em nenhuma balada depois da meia noite e todas acabam no máximo 3am. Cervejas australianas tem teor alcoólico mais forte que o nosso e o bartender decide e te serve bebida ou não. Se ele te considerar bêbado demais para continuar bebendo, ele não te venderá mais nada a noite inteira. 

Também existe a possibilidade de você ser retirado da balada pelo segurança por estar muito bêbado.
Parece loucura, mas eles tem estas atitudes pois a Austrália sofre com o problema de alcoolismo em jovens e adultos em geral. Enfim, se eu pudesse aconselhar alguém que está em dúvida se vem pra cá ou pra qualquer lugar do exterior eu diria para que venha preparado, mas venha!

Serão dias incríveis, únicos, importantíssimos para seu crescimento profissional mas principalmente pessoal.  Atenção! A intensidade de tudo que você vive por aqui é outra, assim como o tempo também passa de uma forma bem diferente, é tudo muito rápido!

Você vai criar amizades verdadeiras em poucos meses, perceberá que pessoas sensacionais existem e você nunca encontraria elas se estivesse no conforto da sua casa no Brasil. Que confiança, carinho e parceria são palavras fortes demais. Todos os seus conceitos serão revistos por você mesmo, todas as noites. Não te digo que você sentirá certeza do que quer fazer, você mudará de ideia muitas vezes.

A saudade do seu País, dos amigos e família que você deixou no Brasil pesarão mais do que você imagina mas servirão como uma lição infalível para dar valor imensurável que eles merecem. Não se assuste com o quanto você vai crescer!

Aproveite e só venha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário