Super Banner

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Por Onde Fui: Toda a Beleza de Budapeste - Por Laima Zizas

Chegando mais um Por Onde Fui e com a Laima Zizas que tem relatado tudo o que tem conhecido lá pela Europa. Desta vez a nossa querida leitora esteve em Budapeste. Envie seu texto para o Por Onde Fui você também!

Por Laima Zizas

Toda a Beleza de Budapeste

Budapeste é uma cidade incrível, não apenas pelas construções e as diversas paisagens, como também pela vida noturna, que é bastante conhecida e faz dela uma das cidades preferidas de tantos dos seus visitantes que já encontrei nos lugares mais diversos. É dividida em duas partes pelo rio Danúbio, Buda e Peste. Em Peste, estão a maior parte dos monumentos e igrejas, estações de trem e metrô. 

O parque dos heróis, uma praça enorme que homenageia diversos de seus reis e importantes figuras que marcaram a região. É uma das mais importantes e, andando por uma das principais avenidas, a Andrássy, também são encontrados alguns outros monumentos em homenagens a personalidades históricas. O parque logo atrás do monumento é maravilhoso e tem um pequeno castelo muito bonito, algumas igrejas e lagos.

Praça dos Heróis
O Central Market, já próximo ao rio Danúbio, é ótimo para turistas também. Lembra um pouco o mercadão de São Paulo e é bastante bonito. No segundo piso, várias barraquinhas de souvenires estão espalhadas e a praça de alimentação com comidas típicas. Muito gostosos são o gulash, a sopa com carne e legumes, e o Lángos, uma massa frita que pode ser doce ou salgada e colocam diversos tipos de cobertura (como cream cheese, queijo, presunto).

Mercado Central de Budapeste
Logo na saída do mercadão, está a rua mais turística, repleta de lojas de souvenires. A moeda do país é o Florim Húngaro e as coisas do país, entre comida, cervejas e os souvenires mesmo, são bastante baratos para quem é de fora.

Ainda na região está a praça de Erzsébet, que é bastante colorida e até então tinha uma roda gigante (está sendo desmontada); a basílica de St. Stephen, que é enorme, muito bonita e também em uma região com praças, bares e restaurantes muito agradáveis; e a praça de Szabadság, a praça da Liberdade, outro local que homenageia a liberação da cidade dos exércitos nazistas e também homenageia Ronald Reagan.

Básilica de St. Stephen
Esse caminho leva ao Parlamento, um dos maiores e mais bonitos do mundo. Uma construção realmente incrível e às margens do rio Danúbio. Talvez um dos locais preferidos de diversos turistas que já passaram por lá.

Cruzando a ponte, chega-se em Buda. A região de Buda tem algumas pequenas igrejas muito bonitas e é possível entrar na Bastilha dos Pescadores. O acesso é por algumas rampas e escadas, mas também existe um ônibus que chega até lá. No interior da Bastilha e a região conhecida como o Bairro do Castelo existem diversos pontos muito bonitos. A própria bastilha e sua vista são incríveis, a igreja de São Matias, os caminhos até o castelo e o próprio castelo. Tudo desse bairro é bastante lindo e bacana de permanecer algum tempo andando por lá.

Bastilha dos Pescadores

Igreja de São Matias
Ainda na parte de Buda existe a Citadella, uma região em cima de uma colina bastante grande. O acesso também é por ônibus ou fazendo as trilhas com diversas rampas e escadas. Lá no alto estão alguns monumentos, parques e restaurantes. É o ponto mais alto da cidade e já me foi indicado permanecer até o pôr-do-sol, pois o Sol se põe atrás do castelo e é possível observar muito bem lá do alto. Ainda na Citadella tem uma exposição de fotos históricas da cidade.

Citadella 
As pontes da cidade também são um ponto turístico. Todas são enormes e muito bonitas. A ponte de correntes é a mais antiga e mais próxima ao Parlamento. As pontes diferem muito entre si em suas artes, mas são fantásticas.

Parlamento de Budapeste
Toda a cidade tem um clima maravilhoso e uma arquitetura impressionante, lembra muito talvez as épocas de Império. Existem até bares bastante famosos feitos nas ruínas de alguns deste lugares. A noite de Budapeste é sempre muito cheia e bastante barata, é ótima para sair todas as noites que se estiver por lá.

Castelo Vajdahunyad

Nenhum comentário:

Postar um comentário