Super Banner

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Por Onde Ir: Toque Toque Pequeno - Um paraíso no litoral norte de São Paulo

Uma bela praia num dia de sol forte é a cura para qualquer mal que a vida pode te trazer!
O estado de São Paulo proporciona belas praias em toda a sua costa, porém uma se destaca entre muitas. A praia de Toque Toque Pequeno é um pequeno paraíso escondido entre as montanhas do litoral norte.

Um paraíso escondido nas montanhas
Com pouco mais de 400 metros de faixa de areia, temos uma praia que mais lembra uma vila de pescadores. Poucos e pequenos condomínios dominam a região anterior da orla, que não tem nem calçadão ou mesmo estruturas mais comuns de beira de praia.

Como toda a região é área de proteção ambiental, temos a certeza de que praia permanecerá isolada e intocada. Claro que há algumas invasões na região mas não chega a ser preocupante ainda.

O Que Fazer Por Lá?

Para passar um dia a beira mar, pode-se apreciar os petiscos dos bares da própria praia, acompanhados por uma bebida bem gelada, curtindo as ondas embaixo de um guarda-sol.
Sugerimos que um almoço muito gostoso pode ser feito na Praia de Maresias, que  que é muito pertinho de lá, pois Toque Toque Pequeno não tem muitas opções de restaurantes. Indicamos o restaurante Cheiro Verde, que tem pratos muito saborosos, com carnes, frango e peixes, e o preço é até que bem em conta para a região.

A praia não é para os surfistas, as ondas são bem calmas e em pouca quantidade. Ideal para a criançada pois, a correnteza é quase inexistente e permite aos banhistas em geral apreciar a vista sem se preocupar em levar um caldo!

Vista da praia para dar aquela vontade de cair no mar
É muito gostoso fazer um passeio pela faixa de areia, como não é muito comprida não chega a ser um passeio cansativo e permite conhecer a praia como um todo. Se o visitante for sortudo pode até encontrar algumas pedrinhas de pirita (mineral parecido com ouro, chamado "ouro de tolo"). 

Curta o por do sol da praia, é uma vista incrível e ainda por cima da para ver o Sol se por no mar! O show continua ao longo da noite, se tiver Lua no céu, o mar reflete a luz e proporciona um brilho estonteante, sem contar o espetáculo do céu estrelado que é a "cereja do bolo".

Por do Sol em Toque-Toque Pequeno - Foto por Denis Leonardo
Nos dias de calor é possível ir à praia a noite, o local é seguro para tal atividade. Como normalmente o local é quente e a água também, se torna um passeio incomum que vale muito a pena. Uma curiosidade é que se você se mexer na água durante a noite poderá ver o brilho de algumas algas bioluminescentes que divertem e encantam pela beleza das cores azuis e verdes.

Fim de tarde em Toque-Toque Pequeno - Por Renata Rogé
Onde Fica e Como Chegar?

Toque-Toque Pequeno é uma praia localizada no município de São Sebastião, a aproximadamente 195 km de São Paulo. Seguindo a Rodovia dos Imigrantes em direção ao litoral, em seguida a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e por fim a "Rio-Santos" até passar pela Praia de Maresias. O acesso melhor é de carro porém, é possível ir de ônibus (caminho um pouco mais demorado). Em geral, a viagem demora 3 horas e é recomendado um final de semana pelo menos para aproveitar tudo de bom da região.

Mapa da região de Toque-Toque Pequeno

Onde Ficar:

Há poucas opções em Toque-Toque, uma delas é a Pousada Aparas, localizada ao lado da entrada da praia. As diárias são a partir de R$ 280 para quartos duplos, porém os preços sobem muito dependendo da época do ano, como Natal e Ano Novo.

Vista Geral da Pousada Aparas
Outra dica de lugar é a Pousada Toque-Toque, com preços mais em conta que começam com R$ 200 reais a diária para um quarto duplo. Com piscina e infraestrutura básica para servir bem os hóspedes.

Área de Lazer da Pousada Toque-Toque
Você pode também alugar uma casa para assim ter mais conforto e liberdade. O aluguel é comum na região, porém os preços são mais salgados pelo simples motivo das casas serem bem localizadas e em geral terem um padrão mais alto. Pode-se encontrar casas no Alugue Temporada.

Precauções:

A região não é conhecida por ter problemas de segurança, mas tome cuidado com os pertences e não dê bobeira. 
Passe muito repelente! Como todo nosso litoral é cercado de matas e florestas, há muitos pernilongos e borrachudos que podem te incomodar durante sua estada (inclusive se você for na praia à noite, mesmo dentro da água haha!)
Mande ver no protetor solar, pois la faz muito Sol e não queira acabar com sua viagem por causa de queimaduras.
Faça compras em Maresias, lá a estrutura de supermercados é melhor e tem mais opções do que em Toque-Toque Pequeno. Os preços até que não são muito altos em relação as capitais.

Considerações Finais:

Este é um destino que vale muito conhecer. As estadias não são baratas, nós admitimos, porém a beleza do local e a calma que proporciona aos visitantes vale qualquer preço. Nada de praias lotadas onde não é possível nem andar. Toque-Toque Pequeno mesmo em alta temporada é pouco conhecida e frequentada em geral pelos proprietários e suas famílias, tornando muito exclusivo e ideal para se desligar da correria do dia a dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário