Super Banner

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Como fazer seu texto para o Por Onde Fui!

Está afim de contar sua história sobre algo que tenha feito ou algum lugar que tenha conhecido? Crie seu texto e mande que publicaremos em nossa coluna do Por Onde Fui.
Assim, além de você ter um registro escrito do que fez, ainda poderá ajudar a outras pessoas dando dicas e mostrando o que tem de bom para fazer por ai!

Pôster do canal do Por Onde Vamos
Como faço meu texto?

Esta é uma pergunta que sempre ouvimos dos nossos escritores do Por Onde Fui, então deixamos algumas dicas simples de como escrever seu artigo:

1-Título:
Seu titulo deve ser a vitrine do seu texto, assim como direcionar o leitor para a coluna que ele estiver lendo e também dar o crédito a quem escreveu.
Por exemplo: Por Onde Fui: Aprendendo a Escrever Meu Título - Por Pedro Pallotta

Desta maneira, ficará facilmente identificável sobre o que você irá tratar, além de deixarmos no padrão que utilizamos aqui no Por Onde Vamos.

2-Texto:
O texto é a experiencia que você teve, então por isto deve conter o básico das informações do local, como onde fica, como chegar, se é bom ou ruim, pontos positivos e negativos. Sempre ressaltamos a liberdade editorial de quem escreve, afinal é a opinião de nossos leitores, o que fornecemos aqui é só um "guia" para facilitar a produção do conteúdo.

3- Fotos:
Não poderíamos esquecer delas! Ajudam o leitor a construir uma imagem do que você tenha feito, sendo assim elas são muito importantes. Não mande 500 fotos para gente, afinal não conseguiremos colocar todas de uma maneira confortável para que o texto e as imagens fiquem dispostas de maneira harmoniosa, 10 fotos já é um número excelente. 
Lembre-se que as fotos devem fazer referencia ao texto, por exemplo, estou falando sobre a Torre Eiffel e coloco a foto do Arco do Triunfo, desta maneira o leitor não irá entender o porque daquela foto perdida.
Cuidado com fotos que não são suas! Por problemas de direitos autorais pedimos que fotos que não sejam de sua propriedade que coloque na legenda quem tirou ou pelo menos indique o site de onde retirou, não queremos problemas :)

4- Legendas nas fotos:
Pode parecer um pouco bobo, mas as legendas ajudam muito a entender uma fotografia, adicione no seu texto as legendas da sua foto, para que assim os leitores possam identificar melhor do que se trata o seu texto e as imagens também. Fica um exemplo para elucidar melhor:
Pico Agudo - Santo Antônio do Pinhal
5- Posso fazer no Word?
Claro, só pedimos que não insira as fotos no documento pois depois teremos o maior trabalho para retira-las e depois colocar no blog, pois a estrutura que utilizamos não conversa muito bem com a formatação do Word. Então se possível envie o texto com as fotos separadas, de preferencia compactadas.

6- Para onde posso enviar?
Depois de cumpridas as etapas envie seu texto para o nosso e-mail, canalporondevamos@gmail.com com o título Por Onde Fui: [O que voce tenha feito] - [O seu nome].
Enviando, assim que possível e também respeitando a fila de quem enviou antes, publicaremos o seu texto. Pedimos também que compartilhe sua publicação em suas redes sociais (Facebook, Google+, Twitter, etc) 

7-Tem algum exemplo?
Exemplos explicam mais do que qualquer texto, então deixamos alguns Por Onde Fui de nossos leitores para que usem como base:




Você pode também conferir pelo blog outros Por Onde Fui e encontrar vários tipos de texto!

Ajude o Por Onde Vamos para que possamos alcançar e ajudar bastante gente dando dicas bacanas de onde ir e o que fazer!
Lembre-se que contribuindo com o Por Onde Fui você poderá ser citado no videocast do Por Onde Vamos!

Então estale os dedos, refresque sua memória e escreva sem parar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário