Super Banner

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Conhecendo a História dos Antepassados no Museu da Imigração

Que São Paulo é uma cidade multicultural todo mundo já sabe, não é? Mas será que todo mundo sabe por onde uma grande parte dessas culturas diferentes que formam nossa população chegou?

Fachada do Museu da Imigração - Foto por Pedro Pallotta
Você pode descobrir muitas coisas interessantes sobre a história não só da cidade, mas do mundo todo lá no museu da imigração.

Cadeira de barbear - foto por Pedro Pallotta
Antigamente, o que hoje é o museu, era uma hospedaria de imigrantes que chegavam de várias partes do mundo (como Itália, Japão e Lituânia, por exemplo) de trem e lá se hospedavam por um período de tempo até deixarem a hospedaria rumo a um novo lar para tentar a sorte em uma nova terra.

Os motivos para tantos imigrantes chegarem ao Brasil varia bastante, de guerras a uma necessidade de encontrar um país com mais oportunidades para uma vida melhor.


A hospedaria recebeu mais de 2,5 milhões de imigrantes de 1887 até 1978! E hoje, depois de ficar 4 anos fechado para reforma, o prédio tombado pelo patrimônio histórico sofreu apenas uma alteração ao projeto original, que foi a instalação de um elevador para deficientes. O resto, como está tombado, permaneceu como o original, passando apenas por reparos e muitas novidades modernas, que tornam a instalação uma viagem de volta no tempo!

Lá, os visitantes podem encontrar a exposição de objetos usados na época (de barbeadores à berços e cadeiras de rodas), bem como a reprodução dos dormitórios onde os imigrantes ficavam hospedados e também podem matar a curiosidade lendo algumas cartas que foram deixadas no local ou se divertir em um painel interativo com um mosaico de rostos de descendentes com depoimentos muito interessantes sobre a história daqueles que ali passaram. 

Maria Fumaça - Foto por Pedro Pallotta
Além disso, o museu conta com a antiga e conservada Maria Fumaça, que leva os visitantes para um passeio divertido e nostálgico, com direito a uma aula de história muito interessante a um preço pago à parte de apenas 10 reais! Porém o embarque da Maria Fumaça não é realizado pela plataforma do Museu da Imigração. O passeio continua a ser promovido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que é responsável pela Maria Fumaça e não tem qualquer ligação com o museu. Mais informações sobre os passeios: (11) 2695-1151.

Mosaico interativo - Foto por Pedro Pallotta

E ai, que tal ir dar uma investigada sobre o passado da sua família? Quem sabe você não encontra uma pista sobre algo que nunca ficou claro para você? 

Deixamos a ficha sobre o museu:

Museu da Imigração do Estado de São Paulo
O Que é: Museu que reúne a história da imigração do Brasil
Onde Fica: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP
Quando: Terça a sábado das 9h às 17h Domingo das 10h às 17h
Quanto: Ingresso e exposições: R$ 6 / R$3 (meia-entrada), gratuito aos sábados
Mais Informações: http://museudaimigracao.org.br/

Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até as 21h. (encerramento da bilheteria 1h antes - às 20h)

Ah, e como estamos prestes a encerrar o ano de 2014, é importante lembrar que o museu da imigração não funcionará nos dias 24, 25 e 31/12 e no dia 1/1/2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário