No Por Onde Fui de hoje temos Carmen Reis contando como foi estudar francês em Nice e o que tem de legal e interessante para fazer por lá. Envie o seu texto também.
Por Carmen Reis
Estudando Francês em Nice
Um belo dia, decidi estudar francês. Sempre achei que é a língua mais linda, me interesso pela cultura francesa, adoro a música e a culinária... e sempre procuro uma boa desculpa para viajar. Depois de alguns dias, escolhi o meu destino: NICE. Por quê? Bom, amo Paris, mas queria conhecer outra região da França, um lugar menor, onde eu pudesse ter mais contato com as pessoas locais. Modéstia à parte, acertei em cheio!
![]() |
Bonde de Massena |
Nice fica localizada na Riviera Francesa, também chamada de Côte d’Azur (Costa Azul, em português), ao sul da França, banhada pelo Mar Mediterrâneo e a apenas 1h30 de Paris de avião. É uma das áreas mais luxuosas, caras e sofisticadas do mundo, mas, aos meus olhos, a cidade oferece muito mais que isso. Estando em Nice, você tem fácil acesso a três regiões completamente distintas: a Provença, aquele lugar encantador onde há plantações de lavandas e girassóis; os Alpes Franceses, com suas concorridas estâncias de esqui; e a Riviera Francesa, como já mencionei. Para aqueles que tiverem tempo, vale a pena vir da Espanha e percorrer toda a Riviera, até chegar na Itália.
![]() |
Hotel Negresco |
Nice oferece diversas opções, desde jantares luxuosos até um passeio na feirinha de Vieux Nice (Velha Nice). Optei por estudar em uma escola cujo nome já me era familiar e a me hospedar na casa de uma família francesa para ‘ser obrigada’ a treinar o idioma que eu ainda aprenderia. Boa opção! Fui super bem recebida por Madame Béatrice e seu gatinho Cinez. Minha mãe hospedeira gosta muito de conversar e foi assim que eu tomei coragem de arranhar meu francesinho tosco. Na escola, tive a sorte de conhecer pessoas muito legais e logo ganhei uma turminha de amigos: uma brasileira, uma suíça (que só falava italiano e francês, então imaginem a nossa comunicação), uma canadense que já havia morado no Brasil e um português. Meu professor se tornou meu amigo e já veio ao Brasil algumas vezes depois disso. O clima na escola era bem descontraído, com alunos jovens, divertidos, intervalos com direito a Let’s Dance, várias soirées (saídas para barzinhos e baladas) e ótimos passeios culturais.
Eu em Cannes |
Por falar em cultura, Nice sedia dois grandes museus; Musée Chagall e Musée Matisse, que reúne o maior acervo de Henri Matisse e merece uma visita!. Além disso, tem o Musée Massena, que conta a história de Nice, e o Musée de Beaux-Arts, com obras mundialmente famosas.
![]() |
Musée Matisse |
![]() |
Promenade des Anglais |
Um dos principais pontos de Nice é a Promenade des Anglais (Caminho dos Ingleses), uma longa avenida à beira mar onde ficam os melhores e mais caros restaurantes e hotéis, como o famoso Negresco. Nela, você pode caminhar e apreciar a linda vista niçoise e o mar azul-ciano, patinar, andar de bicicleta ou simplesmente aproveitar a praia à moda francesa.
É comum ver as pessoas chegarem completamente vestidas, se despirem, pularem na água e se vestirem novamente como se fosse comum ir à praia de calça, camisa e sapato. Topless também é frequente. Algumas praias são privadas, então você paga alguns euros para entrar, alugar uma chaise e curtir o sol. Eu fazia isso no meu tempo livre para estudar francês.... sempre acompanhada de uma taça de champagne que, aliás, é mais barato que água lá. Muitas praias são cobertas, em vez de areia, por pedrinhas, o que torna as nossas Havaianas muito úteis.
![]() |
Estudando na Praia |
Nice tem duas praças rodeadas de lojas e restaurantes, a Place Massena e a Place Garibaldi. Massena é o ponto de encontro, onde podemos tomar o bonde que percorre grande parte da cidade. Além disso, é lá onde estão o que eu e minha amiga brasileira apelidamos de “homenzinhos pelados”. Já a Place Garibaldi é mais modesta, mas um lugar maravilhoso para encontrar os amigos e jogar papo fora.
![]() |
Local onde ficam os "homenzinhos pelados" |
O lugar mais charmoso da cidade, na minha opinião, é a Vieux Nice. Um bairro rústico, cheio de ruelinhas cobertas de scooters e vespas... Parece um labirinto! Um dos meus passeios favoritos era ‘me perder’ por lá e entrar nas lojinhas de sabonete ornamental, perfumes artesanais, produtos da Provença, azeites, macarons e comidinhas típicas de Nice, como a socca – tipo um crepe feito de grão-de-bico.
![]() |
Cours Saleya |
Lá também tem o Cours Saleya, uma feira onde vende-se muitas flores, frutos do mar, frutas fresquinhas, entre outros. Um verdadeiro mercadão ao ar livre. Na Vieux Nice, também fica o Parc de la Colline du Chateau, cuja subida é cansativa, mas a vista do Porto de Nice e da Riviera valem a pena.
![]() |
Vista geral do Porto de Nice |
Em Nice, você pode pegar um ônibus e, por 1 euro, conhecer lugares maravilhosos como Cannes (onde acontece o famoso Festival de Cinema), Villefranche sur Mer (linda demais!), e até Mônaco [FOTO MÔNACO] – um país independente onde acontece o circuito de Fórmula 1. Uma bela opção no verão é pegar um barco e ir a Saint Tropez, que dispensa apresentações, né? Ou, então, pegar o trem e visitar a Itália, passeio que eu adorei.
Mônaco, palco da famosa corrida da Formula 1 |
Se decidir visitar a Provença, aproveite para conhecer a fábrica da L’occitane em Grasse. Ouvi dizer que oferecem bons descontos!
Enfim, por tudo que contei e por outros motivos, passar um mês em Nice marcou a minha vida. Definitivamente, é um dos lugares mais bonitos que já vi! Se aprendi francês? Bom, um mês não faz milagre, mas aprendi o equivalente a três semestres de um curso regular no Brasil. Agora fico aqui, morrendo de vontade de voltar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário