Super Banner

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Quer Ter Lugares Lindos Para Ver No Futuro? Então Preserve a Natureza!

Com a constante destruição de áreas de natureza preservada, as pessoas se preocupam cada vez mais sobre como será o futuro de seus filhos e netos. 

Você quer continuar viajando e vendo lugares lindos que nosso planeta nos proporciona? Então faça sua parte e faça as pessoas ao seu redor entenderem a importância de atos simples como não jogar lixo no chão ou deixar o carro em casa um dia para ir de transporte público.

Todos somos culpados pela degradação da natureza, mas com uma consciência coletiva forte e esforço mútuo ainda teremos uma chance de reparar os erros do passado!

Faça sua parte e preserve a natureza, para assim mantermos nosso planeta da maneira que ele é, lindo e surpreendente!


As Cinco Maiores Desculpas De Quem Não Viaja

Que todo mundo gosta de viajar a gente já sabe, né? Mas sempre temos aquele amigo, conhecido, familiar ou coisa parecida que fala "Não consigo viajar...". Como queremos sempre ajudar nossos leitores a chegarem nos destinos que desejam conhecer, nós resolvemos listar as cinco maiores desculpas que as pessoas inventam quando falam que não podem viajar. Então vamos a elas:

1- Eu não tenho dinheiro...

A desculpa mais clássica de todas. Todos nós reles mortais temos dificuldades financeiras ou não temos grana suficiente para fazer uma viagem grande e confortável. Porém se isto fosse um impeditivo de sair de casa e ver o mundo, não existiriam os mochileiros, nem os andarilhos né?

Falta de dinheiro nunca foi uma desculpa
Há diversas maneiras de passear por ai sem gastar muito e uma delas é pesquisando os preços de hotéis, hostels, passagens e até mesmo de caronas compartilhadas. Se você não pretende ser muito radical e só ir ali naquela cidadezinha perto ou na praia mais próxima de você, procure um amigo que tenha carro e divida as despesas com ele, assim saíra mais barato do que se você fosse sozinho! Procure por amigos que possam te abrigar e caso não tiver, arrume uma barraca e vá acampar, uma atividade muito saudável e que fará você aprender muito sobre "se virar com o que tem".

Sabemos que quem não esta afim não vai! Juntando um pouquinho a cada mês, ou parcelando em condições favoráveis ao seu orçamento já facilitarão sua viagem. O principal aqui é pesquisar preços, quem pesquisa compra o bom e barato, quem não tem paciência pode pagar caro e passar nervoso ok?

2- Eu não tenho tempo...

Esta é uma frase recorrente daqueles que querem sair pela esquerda quando fazem a pergunta sobre viagens. No mundo de hoje todo mundo é ocupado, cheio de coisas para fazer e sempre esta na correria. Mas todo mundo tem tempo para aquela balada, ou para aquele churrasco de final de semana e coisas do tipo.

Todo mundo precisa de tempo! Inclusive suas viagens!
Pensando assim quer dizer que muita gente tem tempo, o problema é que não usam o tempo de maneira eficiente. Sendo assim é possível reservar um final de semana com antecedência para que possa ir para alguma cidade ou até um país próximo, como a Argentina.

Caso consiga tirar férias propriamente falando, sejam elas do trabalho, escola ou faculdade, planeje seus destinos e já deixe tudo ajeitado, que desta maneira você vai se comprometer com isto. Vai pensar duas vezes antes de cancelar o hotel, a passagem ou aquela estadia na casa de um amigo. Pode parecer que isto é sacanear a si mesmo, mas não é. Cuidar de uma viagem ao longo de um período faz com que você tenha expectativas e espere ansiosamente por aquele momento de liberdade.

3- Mas meu filho, cachorro, papagaio, periquito...


Este é o álibi daqueles que tem alguém ou algum bichinho para cuidar. Ter filhos ou animais não é desculpa para não viajar. Conheço diversos casais que tem filhos e que vivem viajando (isto não significa largar tudo para trás ok?). Família esta ai para isto, caso você não tenha ninguém que possa cuidar para você, vá para um lugar que seja fácil levar a criançada ou o seu bichinho.


Filhos e animais podem ir com você viajar!
Hoje diversas acomodações estão preparadas para estas situações, justamente para não perder estes clientes. Então se organize, veja se o local atende a todos os requisitos que seu filho(a) ou animal de estimação e não deixe de viajar colocando a culpa neles, pois se você não sai de casa é você que não se organiza e não eles certo? O Por Onde Vamos tem dicas para viajar com crianças e com animais caso você precise de uma ajuda extra!




4- Ninguém quer ir comigo...

Sempre existem aqueles que não conseguem ficar sozinhos e por isso dizem que não vão para os lugares por falta de companhia. Viajar sozinho pode te proporcionar além de cultura muito autoconhecimento. Estar exposto a situações que exijam mais de você fará com que evolua e aprenda melhor sobre você mesmo.

Não fique preso por causa de amigos, se puderem ir, ótimo pois terá companhia, caso não tenha vá da mesma maneira pois será bom também, só que de uma maneira diferente.

5- Vamos Marcar...

Ou marca ou não marca! Sem meio termo!
De todos os itens citados aqui este é o que tem maior potencial de enrolação. A famosa expressão popular "Vamos Marcar" faz com que tanto quem fala quanto quem ouça se prendam a uma expectativa que na maioria esmagadora dos casos é frustante. 

Caso você queira mesmo viajar e tudo mais, marque de uma vez! Sem enrolação e nem nada do tipo, se você deixar para depois, com certeza vai esquecer e não vai fazer. Caso você não queira cair nesta convenção social, aja! Vá lá e marque as coisas, chame aquele amigão seu, ou aquela moça que você gosta para ver o que o mundo tem de bom! Não dói e nem custa nada.

Essas foram as principais desculpas que você vai ouvir quando alguém falar de viagem perto de você! Caso não concorde, coloque nos comentários sua opinião! Mas sem "Vamos Marcar" hein?

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Por Onde Fui: Etiópia!? Mas Por Quê Etiópia? - Por Vanessa Prata

Mais um Por Onde Fui no ar! Desta vez nossa humilde coluna desbravou as terras africanas pela primeira vez com Vanessa Prata contando sua história de como foi conhecer a Etiópia! Envie seu texto você também!

Por Vanessa Prata

Etiópia!? Mas por que Etiópia?

Quem vai a Miami, Londres ou Paris jamais terá que explicar os motivos, já se você escolhe a Etiópia...

Em dezembro de 2014, passei 10 dias na Etiópia, minha primeira viagem ao continente africano. Mas, afinal, por que Etiópia? Bom, confesso que esse país estava longe de ser minha primeira opção; simplesmente foi a passagem mais barata (ou menos cara, melhor dizendo), para chegar a Dubai, meu destino final onde visitaria um amigo (e tema do próximo texto). Porém, ao começar a pesquisar sobre o país, percebi que mais do que simplesmente trocar de voos ou fazer um breve stop, havia atrações suficientes para vários dias (e os 10 dias só foram suficientes para conhecer uma parte dos lugares turísticos!).


Por Onde Comer: Big Bread, Muito Mais Que Uma Padaria

Nós do Por Onde Vamos amamos uma padaria, ainda mais aqui na cidade de São Paulo que a variedade e qualidade delas é imensa. Mas hoje no Por Onde Comer queremos destacar uma que tem muita tradição e que tem alimentado nossas gordices há anos! Estamos falando da Padaria & Confeitaria Big Bread.

Impossível não sentir fome - Reprodução Site
Esta rede de padarias que possui três unidade faz qualquer pessoa passar vontade e babar com a quantidade de coisas saborosas e atrativas que possui. Claro que o clássico pãozinho é excelente, mas a casa também possui Catarinas (Não a do Por Onde Vamos né? haha), Carolinas, tortas, bolos, sanduíches de metro, doces de todos os tipos e especies entre outras coisas para acabar com a sua dieta.
bigbread3
Muita coisa boa para você experimentar - Reprodução Site
Agora se você pretende só comer algo na hora, eles possuem um buffet muito completo, independente de qual seja a hora do dia. O que recomendamos é que vá tomar um café da manha por lá e aproveite a variedade de sucos, os pães de queijo e  coma tudo o que goste, porque lá tem tudo o que pode imaginar.

Um café da manhã completo fará seu dia mais feliz - Reprodução Site
A Big Bread tem nome forte no mercado e trabalha com produtos de ótima qualidade e uma infraestrutura de dar inveja. Um exemplo disto é que a unidade do Ipiranga é localizada do lado de uma Igreja e no final de toda missa, boa parte dos fiéis vão lá buscar um pedacinho do céu vindos da Big Bread hahaha!

Esta é uma dica de gordice para você que topa rodar São Paulo para comer bem!

Ficha:

Padaria & Confeitaria Big Bread
O Que É: Rede de padarias em São Paulo
Onde: Rua Agostinho Gomes, 1880 - Ipiranga, Rua Apucarana 120 - Tatuapé, Rua Brig. Henrique Fontenelle, 854 - Parque São Domingos - São Paulo
Quando: Aberto todos os dias
Horário: Segunda à Sábado das 5h30 às 22h30, domingos e feriados das 6h às 22h30
Mais Informações: http://www.bigbread.com.br

Novo episódio do Por Onde Vamos no Ar! Mafalda e Suas Histórias - EP20

O meio da semana chegou assim como Por Onde Vamos que veio animar sua quarta-feira! Descubra o que tem de bacana para se fazer na exposição da personagem Mafalda em São Paulo!


Então curta o episódio agora mesmo:


Inscreva-se no canal youtube.com/porondevamos

Agradecimento aos nossos leitores que gentilmente enviaram seus textos para a coluna Por Onde Fui nessa semana e que estão devidamente agradecidos no vídeo também:
Illona Brevák - Vivendo na Hungria
Laima Zizas - Conhecendo a Irlanda do Norte

Envie você também seu texto para o Por Onde Fui!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Por Onde Fui: Réveillon em Campos do Jordão - Por David Samulionis e Paula Cipriano

Tá no ar o Por Onde Fui de hoje a Paula Cipriano e o David Samulionis, que coordenam o blog Hey! It´s Mi contaram tudo o que tem de legal para se fazer em Campos do Jordão! Envie seu texto você também!

Por Paula Cipriano e David Samulionis

Réveillon em Campos do Jordão

Decidimos passar o réveillon em Campos do Jordão, que fica na Serra da Mantiqueira, interior de SP, para fugir um pouco da muvuca e agitação dessa época.

Ficamos no Hotel Cristallo di Pietro. A localização é ótima! Pertinho do centro de Capivari e do Morro de Elefante (5 minutos andando), mas numa região mais tranquila, sem muito movimento na rua. Como o hotel oferece uma garagem coberta, o carro ficou lá praticamente durante toda a nossa estadia, só precisamos dele para ir ao Borboletário, que fica mais afastado da cidade.

Nós no Cristallo di Pietro - Por Paula Cipriano
Na noite do dia 31, rolou um show da Banda Naluh na Praça do Capivari, e alguns minutos antes da virada, fomos para a rua ali do lado ver queima de fogos, acontece no Morro do Elefante.

Nós no Mirante do Morro do Elefante - Por Paula Cipriano

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Teaser do Por Onde Vamos Episódio 20

Esta quase lá o episódio do Por Onde Vamos desta semana e para aguçar sua ansiedade, deixamos nosso tradicional Teaser para que tente descobrir sobre o que falaremos esta semana!


Caso você não tenha conseguido assistir o episódio da semana passada, nós deixamos de lambuja aqui para você assistir! Inscreva-se no canal!

Exposição Sobre Leonardo da Vinci - A Natureza da Invenção em São Paulo

São Paulo esta proporcionando ao seus habitantes excelentes oportunidades de se banharem com cultura de qualidade! Colocamos aqui no Por Onde Vamos diversas opções de programas culturais e a maioria é gratuito, o que não é para ninguém por defeito né? 


Sendo assim hoje vamos falar sobre a exposição A Natureza da Invenção que reúne obras do mestre Leonardo da Vinci. Com mais de 40 peças e dez instalações interativas, traz ao visitante uma experiência muito rica sobre como funcionava a mente deste gênio notável da humanidade.

Painel da exposição de Leonardo Da Vinci

A exposição ainda conta com sete núcleos temáticos: Introdução, Transformar o movimento, Preparar a guerra, Desenhar a partir de organismos vivos, Imaginar o voo, Aprimorar a manufatura e Unificar o saber.

Para aproveitar esta dica bacana basta ler a ficha do evento:

Ficha:

Exposição A Natureza da Invenção
O Que É: Exposição de obras de Leonardo da Vinci
Onde: Sesi - Avenida Paulista, 1313, Metro Trianon-Maps - Jardins
Quando: Todos os dias, até 10 de maio de 2015
Horário: Das 10 às 20hrs
Quanto: Gratuito
Mais Informações: http://www.sesisp.org.br/

Por Onde Ir: As Malhas de Monte Sião

A dica do Por Onde Ir dessa semana é para quem gosta de uma cidade montanhosa bonita, confortável e com muitas opções de comércio, principalmente malharias!

Monte Sião é uma cidade ao sul do estado de Minas Gerais que faz fronteira com o estado de São Paulo. Além de oferecer as principais características de uma típica cidade mineira, como a culinária, o artesanato e belíssimas paisagens, recebeu o título de Capital Nacional da Moda Tricô!

Visão Aérea da Praça Principal de Monte Sião
O Que Fazer Por Lá?

Monte Sião pode agradar a todos os seus turistas. Para aqueles com espírito mais explorador, a cidade possui uma zona rural muito bonita e bastante preservada, com lagoas, mata e cachoeiras. Na própria cidade e nos hotéis é possível encontrar informações sobre esses passeios.

Já no centro da cidade, as opções de diversão envolvem algumas opções bastante interessantes como:


Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa 


É na igreja que foi classificada como santuário em 1999 que é possível encontrar a imagem da Padroeira de Monte Sião. Segundo a história, a Padroeira foi tirada da igreja e levada para a zona rural da cidade devido às suas formas físicas, porém, depois de levada, houve um período bastante longo de seca, que foi atribuído pelos fiéis à retirada da imagem do Santuário. Imediatamente foi solicitado que a imagem fosse devolvida, o que resolveu o problema da seca. 

Parte Interna do Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Mosteiro da Santíssima Trindade 

O Mosteiro é o lugar certo para um momento de reflexão e oração. Lá é possível passar por trabalhos espirituais gratuitos fornecidos pelos monges. 

Mosteiro da Santíssima Trindade

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Por Onde Fui: Conhecendo a Irlanda do Norte - Por Laima Zizas

E no Por Onde Fui de hoje temos a Laima Zizas, que já nos escreveu anteriormente falando sobre a Irlanda, que você pode conferir aqui. Porém desta vez ela foi mais para cima para conhecer a Irlanda do Norte e mostrar como é bonito este lugar. Envie seu texto você também!

Por Laima Zizas

Conhecendo a Irlanda do Norte

A Irlanda do Norte é um país que está na mesma ilha que a República da Irlanda, no entanto, devido aos problemas religiosos e políticos de praticamente um século, o país é considerado do Reino Unido. Para quem está viajando próximo à região ou mesmo está na República da Irlanda, o país é um ótimo destino, porém não se confundam, usam libras por lá como no restante do Reino Unido.

Paisagens de deixar qualquer pessoa de queixo caído
O país, por ser a porção mais ao norte na Ilha é quase inteiro dominado por montanhas e as majestosas falésias. O cenário é maravilhoso e muito verde, cheio de ovelhas pelos caminhos e um clima campestre. Existem diversos locais que os turistas devem conferir quando viajam para lá.

Mar mostrando toda sua beleza

Estreia de Cinema da Semana: Cássia Eller

Documentário nacional em destaque na estreia de cinema! Cassia Eller chega as salas de todo país, dirigido por Paulo Henrique Fontenelle, conta a história de vida da cantora que teve sua morte prematura e marcou o rock nacional por sua irreverencia, problemas com drogas e suas músicas que viraram tema de várias gerações.

Cássia EllerCom depoimentos de amigos e várias personalidades da música como Zélia Duncan e Nando Reis, o documentário retrata a vida da cantora e traz a tona sua importância como artista e como exemplo de como é possível ir do topo até o fundo do poço em pouquíssimo tempo.

Aproveite esta dica e confira a sinopse, trailer oficial e a ficha de Cássia Eller

Sinopse:

"Cássia Rejane Eller. Cássia Eller. Cássia. Uma poderosa força inquieta no palco, a timidez em pessoa fora dele. Um dos grandes nomes da música brasileira, Cássia Eller marcou a década de 1990 e chocou o país com sua morte precoce, em 2001. Um filme sobre a cantora, a mãe, a mulher que expôs sua vida pessoal e rompeu barreiras, deixando um belo legado social e artístico."

Trailer:


Ficha:

Cássia EllerDiretor: Paulo Henrique Fontenelle
Elenco: Cássia Eller, Nando Reis, Oswaldo Montenegro
Gênero: Documentário
Duração: 2h 0 min
Classificação: 12 anos

Estreia de Cinema da Semana: Caminhos da Floresta


Chega nesta semana nas telas de todo país a aventura Caminhos da Floresta da Disney! Com a sensacional Meryl Streep no papel da bruxa que colocará ordem em todos os personagens das fábulas clássicas.

Caminhos da FlorestaO tema deste filme já é bem utilizado a muitas décadas por Hollywood, porém ainda é muito lucrativo. Nestas novas produções sempre investem cada vez mais em efeitos especiais e novos jogos de câmera que tentam prender o espectador pela novidade. Não esperamos que este filme seja um blockbuster ou um sucesso absoluto, mas se a atuação de Meryl for ao nível que sempre é em seus trabalhos, podemos esperar um personagem muito interessante e com muitos momentos divertidos!

Deixamos a sinopse, trailer oficial e a ficha para que possam assistir Caminhos da Floresta:

Sinopse:

"Uma bruxa (Meryl Streep) está decidida a dar uma lição em vários personagens famosos dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Rapunzel. Cabe a um padeiro e sua esposa a tarefa de enfrentá-la, de forma a colocar as histórias e seus personagens em ordem."

Trailer:


Ficha:

Caminhos da Floresta
Diretor: Rob Marshall
Elenco: Meryl Streep, James Corden, Emily Blunt
Gênero: Fantasia
Duração: 2h 04 min
Classificação: 12 anos

Estreia de Cinema da Semana: Birdman

Estreia esta semana a comédia dramática Birdman (A Inesperada Virtude da Ignorância). Com um elenco de peso como Michael Keaton, Zach Galifianakis, Edward Norton, Naomi Watts entre outros, mostra a vida de um ator que interpretava o personagem Birdman, um herói que virou símbolo na história e que após se negar fazer mais um filme da sequência, vê sua carreira ir ladeira a baixo.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)Apesar de ser um filme de comédia e ter um drama inserido, o trailer nos traz um clima tenso e de não resolução. isto pode indicar que a distribuidora pode estar vendendo o filme como uma comédia para assim atrair um público maior e fazer com que os espectadores tenham uma frustração ao encontrar um filme mais denso com pequenos alívios cômicos pontuais.

Mas deixamos a sinopse, trailer oficial e a ficha para que possam apreciar Birdman:


Sinopse:


"No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente."


Trailer:



Ficha:

Birdman (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Diretor: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Michael KeatonZach GalifianakisEdward Norton, Naomi Watts
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h 59 min
Classificação: 16 anos

Estreia de Cinema da Semana: A Entrevista

Chega finalmente depois de muitas polêmicas ao redor do mundo, a comédia A Entrevista. Após cancelamentos, ataques cibernéticos e ameaças a paz mundial, o longa estreará no Brasil e matará a curiosidade que fez com que vários espectadores comprassem o filme online para assistir mesmo com o embargo.

A Entrevista
A história é bem simples, trata-se de um apresentador de televisão e seu produtor que acabam sendo envolvidos num plano de assassinato do presidente da Coréia do Norte. Sabemos que é uma comédia do tipo "pastelão" que irá tratar esteriótipos e lançar várias piadas de humor negro e tudo mais.

Mas como não assistimos ainda, deixamos a sinopse e o trailer oficial de A Entrevista, confiram e deem suas opiniões :

Sinopse:

"Por acidente, um famoso apresentador de um programa de televisão e seu produtor são envolvidos nos planos para assassinar o presidente da Coreia do Norte."



Trailer:

Ficha:

A Entrevista
Diretor: Seth Rogen, Evan Goldberg
Elenco: Seth Rogen, James Franco, Randall Park
Gênero: Comédia
Duração: 1h 59 min
Classificação: 16 anos

Estreia de Cinema da Semana: A Teoria de Tudo


Chega as telas de cinema de todo país a biografia de um dos físicos mais conhecidos da atualidade, Stephen Hawking, retratado em A Teoria de Tudo. O longa mostra como foram os principais momentos do jovem talento e como foi o choque ao descobrir que era portador de uma doença degenerativa.

Filmes biográficos em geral tendem a lidar com temas não muito polêmicos em relação aos inspiradores, pois assim, desta maneira conseguem aprovação sem problemas para a exibição do filme. O que se espera deste longa é uma história de vida muito bacana e cheia de superações mas que não irá retratar todos os aspectos positivos e negativos de Stephen, mas de qualquer maneira vale uma ida ao cinema para saber os detalhes deste renomado físico.

Sinopse:

"Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos."


Trailer:




Ficha:

A Teoria de Tudo
Diretor:
James Marsh
Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior
Gênero: Biografia, Drama
Duração: 2h 03 min
Classificação: 10 anos

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Como Tirar Boas Fotos Do Céu

Como nós do Por Onde Vamos adoramos tirar fotos, sempre estamos indo atras de uma técnica nova, ou uma regulagem de câmera que possa deixar as imagens que queremos da maneira que esperamos. A ideia deste guia/tutorial é facilitar a vida de quem quer tirar fotos do céu, mais especificamente de estrelas e astros, pois sabemos que muita gente adoraria aprender a tirar este tipo de fotografia porém não sabe nem como começar. Então vamos lá:

Topo do Morro Pelado em Águas de Lindóia - Nikon D3200 f 3.5 18 seg

Para acompanhar este tutorial você precisará entender rapidamente alguns parâmetros básicos da fotografia, como a exposição e o ISO. São conceitos que não exploraremos muito para não tornar as coisas complicadas.

Exposição: É o período no qual a câmera esta tirando foto, ou seja, é o tempo em que o obturador fica aberto recebendo luz. A exposição pode ser bem aproveitada dependendo da fotografia que se deseja tirar. Se você quer uma foto de um jogo de futebol, deve usar velocidades baixas, mais altas que 1/200 s, para assim não haver nenhum tipo de arrasto e não transformar um jogador em um espectro (haha). Para lugares fechados ou com pouca iluminação o ideal são velocidades mais altas como 1/60 s para conseguir uma boa fotometria. Se a sua câmera não possuir modos manuais, como velocidade ou abertura, não se preocupe que a câmera já faz tudo isso por você. A variação neste tempo em geral é de 1/4000 s até 60 segundos.

Lua quase cheia, os pontinhos brancos são efeitos do ISO mas causaram um bom efeito na foto - Nikon D3200 f5.6 200 mm
ISO: Toda câmera digital esta sujeita a ele. Traduzindo em miúdos, o ISO nada mais é do que a sensibilidade do sensor que absorve a luz. Ao aumentar-lo temos imagens mais claras e iluminadas, porém isto tem um preço, pois níveis altos geram ruído (aquela granulação que vemos nas fotos). O ISO é bem útil em situações de pouca luz, como ambientes fechados e de noite. A escala do ISO é basicamente o dobro do valor anterior, então temos 100, 200, 400, 800, 1600, 3200, 6400 e assim por diante. Câmeras melhores e com sensores maiores conseguem trabalhar com níveis altos de ISO com pouca granulação, porém celulares e pequenas câmeras sofrem muito com este efeito.

Mas porque diabos eu tenho que saber isto para tirar fotos do céu a noite?

A resposta para esta pergunta esta nas estrelas. Elas possuem iluminação, porém é muito fraquinha e para que a câmera possa enxerga-las é necessário que entre muita luz no obturador e assim definir bem aquele ponto luminoso no céu. Para isto precisamos utilizar a exposições mais longas, acima de 2 segundos. O ISO entra na parte da granulação, há muita escuridão, ele tentará tornar as coisas mais claras, porém trará muito ruído e dificultará a diferenciação das estrelas em relação ao fundo.

Agora com o básico na mão, vamos a parte prática. Vamos dividir esta seção pelo tipo de fotografia que se quer tirar, afinal não são todas as câmeras que conseguem tirar todos os tipos.

Fotos da Lua:

Tipos de câmera que conseguem tirar fotos: Celulares, câmeras pequenas (point and click)
Tipos de câmera ideal: DSLR (reflex) e Mirrorless com lentes a partir de 200 mm e Superzoom

A Lua é um dos principais destinos do foco dos entusiastas da fotografia noturna e para captura-la em uma boa definição é necessário que você se aproxime muito! O ideal é dar muito zoom, o suficiente para preencher todo o visor da câmera, mas para isso você precisará de uma lente muito grande e que normalmente é bem cara, mas uma superzoom pode fazer muita coisa com um preço infinitamente melhor.
Lua clicada com uma Panasonic Lumix FZ47 em modo automático

Quanto a configurações, é possível tirar boas fotos mesmo em um modo automático, pois a Lua possui muita luz, podendo tirar fotografias em velocidades de até 1/200 s. Lembrando dos conceitos de exposição e ISO, para tirar boas fotos do astro use velocidade alta e ISO 400. Lógico que as configurações dependem de outros fatores e de cada câmera, mas pra facilitar é velocidade alta e ISO médio certo?

Fotos do céu estrelado:

Tipos de câmera que conseguem tirar fotos: Superzoom
Tipos de câmera ideal: DSLR (reflex) e Mirrorless com lentes entre 10 e 50 mm

Como fazer para pegar tantas estrelas e tantos detalhes? A resposta é fácil, exposição. Para quem deseja tirar este tipo de fotografia saiba que o ideal câmera que você possa utilizar o modo manual, afinal há vários tipos de acertos possíveis. Se você possui uma superzoom, normalmente essas câmeras possuem modos automáticos para este tipo de acerto, mas é possível faze-los em parte na mão. Usando as DSLR é possível utilizar lentes que permitam capturar mais tempo a imagem e assim consequentemente mais estrelas.

Céu em Santo Antônio do Pinhal - Nikon D3200 f1.8 50mm 6 seg

Mas ai vem um pensamento, estamos na Terra, na superfície e as estrelas lá no infinito, então elas ficam paradinhas lá para usarmos a exposição que quisermos certo? Errado! A Terra esta girando em relação às estrelas, devagar mas esta, logo o que acontecerá é que veremos um efeito de rastro caso se utilize muito tempo de exposição. Para descobrir quanto tempo você poderá utilizar para tirar suas fotos há uma formula bem simples:

Tempo de Exposição = 600/distancia focal * fator de corte

OBS 1: Se sua câmera não for DSLR ou Mirrorless ignore o termo fator de corte
OBS 2: Distancia focal são os milímetros da lente, caso não esteja escrito consulte o manual de sua câmera
Santo Antônio do Pinhal - Nikon D3200 f 3.5 18 seg

Esta é a famosa Regra dos 600, por exemplo, tendo uma lente de 10 mm o máximo de tempo que conseguirá tirar uma fotografia sem arrasto será de 60 segundos (o que já é muita coisa)

Exemplo bem executado de arrasto com a luz das estrelas
Resumindo, para conseguir tirar aquela bela foto você deve seguir a regra dos 600, utilizar a maior abertura que sua câmera permitir e sempre utilizar um tripé, não importando o tamanho, mesmo se for um de bolso. Quanto ao ISO, o ideal é usar valores baixos, entre 100 e 400 para assim não gerar muita granulação e estragar sua pintura né?

Santo Antônio do Pinhal - Nikon D3200 f 1.8 50 mm 6 seg

Este foi nosso guia tutorial para ajudar com suas fotos noturnas, lembrando que este é um guia bem simplificado e que conceitos muito complexos podem confundir os iniciantes e dificultar o aprendizado, então desculpem-nos a linguagem "for dummies".

Deixem seus comentários e dicas para assim ajudar a todos a tirarem boas fotos!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Por Onde Fui: Um Fim de Semana em Copenhague e Uma Escala em Riga - Por Karenin Juraitis

No Por Onde Fui de hoje temos Karenin Juratis, que já escreveu para gente sobre a Lituânia e você pode conferir aqui o texto dela. Mas ela dessa vez nos enviou sua história de como foi passar uma semana na Dinamarca! Envie seu texto você também!

Por Karenin Juratis

Um Fim de Semana em Copenhague e Uma Escala em Riga


Quando se mora na Europa, passar um final-de-semana em algum outro país próximo é algo bem fácil, principalmente quando diversas companhias aéreas fazem promoções relâmpagos quando alguns voos apresentam baixa procura.

Eu em Nyhavn
Graças a uma dessas promoções mágicas oferecidas pela Norwegian Airlines, tive a oportunidade de passar um final de semana na capital da Dinamarca, um destino bem interessante, e ainda recebi como bônus a oportunidade de uma paradinha de 10 horas na capital da Letônia, Riga.
Comecemos por Riga. Apesar da Letônia não ser o maior país Báltico, ela possui a maior cidade da região, com um milhão de habitantes. Esse país possui apenas dois milhões de pessoas e metade delas se concentram em sua capital.

Riga e suas incríveis arquiteturas

Por Onde Comer: Buddies Burguer & Beer - O Melhor da Cidade

Quem é que não gosta de um bom hambúrguer para dar aquela escapadinha da rotina?

Então a dica de hoje do Por Onde Vamos para você comer um hambúrguer de excelente qualidade, em um lugar muito confortável, bonito e agradável. 

Hambúrguer Crispy Chiken - Reprodução do Site

O Buddies Burguer & Beer é o lugar ideal para você curtir com seus amigos ou sua família. O ambiente é muito legal, com uma decoração toda personalizada dos quadros na parede até o porta copos.

Cachorro-quente, também uma das deliciosas opções da casa - Reprodução do Site

Além dos sanduíches que são muito bem servidos, as entradas também são sensacionais e são servidas saladas e pratos, Não tem como não ficar com água na boca só de ler o cardápio! Com receitas diferentes, como o hambúrguer feito com a cerveja Budweiser, os preços são bastante justos porque tudo é muito bem servido e um outro ponto que vale atenção especial aqui é que o cardápio online revela todos os preços! 

Ambiente interno bastante confortável

Para acompanhar, o Buddies oferece uma gama variada de cervejas premium, milkshakes deliciosos com sabores que são encontrados só lá (como o milkshake de wisky defumado e muitos outros de dar água na boca). 

Alguns dos sabores de Milkshakes servidos no Buddies - Reprodução do Site

Mas se você não tem tempo de sair durante a semana e almoçar por lá, ou se bateu aquela preguiça de sair de casa, não tem problema! O Buddies oferece um excelente serviço de Delivery por telefone e online, e podemos garantir que a entrega acontece dentro do prazo informado e tudo chega quentinho (ou geladinho, porque os milkshakes também são entregues e chegam direitinho).

Então, se você é fã de comida boa, atendimento bom e lugar bonito com preços justos, o Buddies Burguer& Beer é o lugar!

Deixamos a ficha do local para aproveitar a dica:

Buddies Burguer & Beer
O Que É: Hamburgueria Gourmet
Quando: De Terça à Domingo
Horário: Ter - Qui: 12:00 - 15:00 e 18:00 - 00:00; Sex: 12:00 - 15:00 e 18:00 - 01:00; Sáb - Dom: 12:00 - 01:00
Onde: R. Armando Penteado, 56 - Vilaboim e R. Prof. Atílio Innocenti, 419, Itaim - São Paulo
Mais Informações: (11) 2373-8878 (Delivery) e http://www.buddies.com.br

Novo episódio do Por Onde Vamos no Ar! Praias Para Fugir da Farofa - EP19

Esta no ar o Por Onde Vamos desta semana! Como estamos em um período de intenso calor porque não falar de praias? Mas a maioria das pessoas odeia bagunça, então listamos as praias mais vazias e tranquilas do nosso Brasil!


Então confira nosso episódio, livre-se da bagunça e entre em contato com a natureza. Aproveite também para se inscrever no nosso canal para ficar ligado em todas as novidades do Por Onde Vamos! 


Inscreva-se no canal youtube.com/porondevamos

Agradecimento aos nossos leitores que gentilmente enviaram seus textos para a coluna Por Onde Fui nessa semana e que estão devidamente agradecidos no vídeo também:

Mariucha da Silva - Descobrindo a Noruega
Rafael Yamamoto - Saindo do Conforto na Pensilvânia

Envie você também seu texto para o Por Onde Fui!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Por Onde Fui: Vivendo na Hungria - Por Illona Brevák

Chegou o Por Onde Fui de hoje direto da Hungria, com Illona Brevák contando como é viver neste lindo país e o que tem de bom para fazer por lá. Envie seu texto você também!

Por Illona Brevák

Vivendo na Hungria

Como sou descendente do húngaro por parte de pai, tive opção de vir para a Hungria em 2007 para estudar o idioma por 10 meses com bolsa de estudo. Esse benefício se aplica apenas aos descendentes de primeiro grau (pai, mãe e no máximo avós húngaros).

A primeira dificuldade que enfrentei aqui foi com relação ao idioma. Apesar de meu pai ter me criado para ser bilíngue, a preguiça falou mais alto e eu apenas entendia e não respondia na mesma língua. Quando cheguei o húngaro havia se modernizado, eu até entendia o que falavam, mas não conseguia responder. O inglês? Inútil aqui, a maioria das pessoas entendem mais o alemão e o espanhol.


Depois que os 10 meses de curso acabaram eu tive a oportunidade de tirar nacionalidade húngara, ficando com dupla-cidadania e isso me permita permanecer no país por tempo indeterminado.

A visão do estrangeiro do povo húngaro é que é um povo triste, de cabeça baixa (só olham para baixo) e que vivem no passado, formado principalmente por idosos. Os jovens saem do país para ir para outros países da união europeia trabalhar e não voltam mais por causa da economia. Atualmente os recém-formados são obrigados a ficarem no país por 5 anos trabalhando, porque se saírem para trabalhar em outro país eles ficam desempregados e são considerados como deserdados.

Para turismo, aconselho que visitem a Hungria no outono ou na primavera, porque no verão faz muito calor e é difícil de aguentar a alta temperatura (42º C) e o tempo seco e no inverno faz muito frio (algumas regiões chegam a -20ºC), não dá para ver muita coisa porque anoitece muito cedo (por volta das 16h).

Em relação à moeda, o euro ainda não foi implantado na Hungria apesar de o país fazer parte da união europeia. Nossa moeda aqui é o Ft (forint), 100 Ft equivalem a 1 real, e Budapest sobrevive basicamente do turismo, então é um bom lugar para se passar as férias porque acaba sendo barato!

A cidade de Budapeste é dividida pelo rio Danúbio que tem sua nascente na Alemanha. De um lado, fica Buda, caracterizada pelas montanhas e casarões (alguns modernos) de pessoas ricas e Peste é o plano da cidade, onde os prédios não passam dos 3 ou 4 andares. A arquitetura é muito conservada, dá uma excelente aula de história apesar de algumas fachadas mais modernas.

A cidade é dividida em distritos e os principais deles com pontos turísticos bem famosos são o 1º, 5º e 6 º distritos, que vou dividí-los aqui para facilitar a localização das atrações:

1º Distrito

É onde fica o Mirante do Bastião dos Pescadores (Citadela), que tem uma vista linda da cidade e dá belas fotos do Parlamento!

Parlamento
Você também pode conhecer o Castelo de Buda, que é como uma cidade medieval com muralhas ao seu redor, onde podemos encontrar também a biblioteca municipal e muitas outras coisas interessantes porque tem muito espaço por lá, você precisa de um dia inteiro conhecer tudo. É lá onde fica a igreja Santo Estevão (onde está a mão do Rei Estevão, porque é lá que está sua cripta) e o Prédio do Exército, onde acontece a troca de guarda que vale a pena ser assistida e gravada porque no Brasil não temos esse tipo de ritual.

Castelo de Buda
É desse castelo que sai o Siklo, uma espécie de bondinho, que te leva de lá até a Ponte das Correntes (Széchenyi Híd), mais uma atração turística. No verão e na primavera é possível praticar arco e flecha e tirar foto com um gavião e um personagem vestido de medieval.

É nesse distrito que ficam os shoppings porque é a região mais rica da cidade, mas eu aconselho comparar roupas em brechós ou na Fashion Street (Váci Utca) porque é mais barato.

5º Distrito

A cidade é conhecida pelas famosas pontes e este distrito fica entre duas delas, a Ponte da Liberdade (Szabadság Híd) e a Ponte Elizabeth (Erzsébet Híd).

A Fövám Tér é uma praça onde fica o Mercadão Central de Budapeste (Vásárcsarnok), cuja arquitetura é muito bonita e é onde podemos encontrar frutas, legumes, bebidas típicas (Pálinka – um destilado), peixes (todos vivos), pimentas e alimentos curtidos (pepino, repolho, cebola,etc.). No mezanino há quiosques com bons restaurantes onde as pessoas comem em pé. Há também suvenires e os vendedores estão tão acostumados com o turismo que às vezes falam sua língua, são bons negociadores também, então é um ótimo lugar para pechinchar.

Mercado Central de Budapeste
Saindo do mercadão e seguindo em frente, cerca de 30 minutos de caminhada com uma bela paisagem para se apreciar, você chega na Fashion Street (Váci Utca) que é a avenida dos suvenires. É lá onde você encontra todo tipo de quinquilharia que turista ama levar para casa! Um bom lugar também para fazer compras de roupas e acessórios, pois os preços nos brechós são muito mais em conta do que no shopping, e a qualidade é tão boa quanto o preço.

Mercado Central de Budapeste
Para conhecer o Parlamento e a Sinagoga é preciso pagar um valor e consultar os horários de visita. Você também pode optar por aqueles áudios que servem de guia, em inglês ou no idioma local. Eu particularmente acho chato, prefiro fotografar de fora que já vale bastante a pena.

6º Distrito

É onde fica a Andrássy Út, uma avenida bem longa com algumas lojas e comércios, como a Avenida Paulista para os Brasileiros porque é nela que acontecem todos os protestos e manifestações feitos pela população, é nela também que fica o primeiro metrô de Budapeste, que vale um passeio porque é bem pequeno e tem apenas 2 vagões. Ela termina na Praça dos Heróis (Hősök Tere) que tem um monumento, 2 museus (um de cada lado), um parque onde fica o parque de diversões aberto apenas nas estações mais quentes, o zoológico e do outro lado tem um bom lugar para levar os animais de estimação, há quadras e uma pequena arena onde ocorre a feira da pulga aos domingos. A feira da pulga é uma feira de pechincha, onde são vendidos uteis usados e você negocia os valores com o vendedor.
Praça dos Heróis
É no sexto distrito onde fica a Basílica, onde você paga uma taxa para entrar, mas sem guia, é um passeio bem bonito também.

Eu, particularmente, não aconselho o uso daqueles ônibus de turismo (Hop On – Hop Off) porque eles não deixam o turista descer e conhecer as atrações. Você sobe nele, faz um tour com áudio e vê tudo de cima e de longe.

Com relação à segurança, a no geral a cidade é bem segura, apenas o 8ºe 9ºdistritos são bairros mais perigosos, os conhecidos “barra pesada” que não são indicados para turismo.


Quanto ao transporte público, existem várias opções de bilhetes. Os indicados para os turistas que vem passar poucos dias na cidade são os bilhetes de 24h, 48h ou 72h, que permite que você use o mesmo bilhete durante todas as suas viagens dentro desse período de tempo. Caso você vá ficar mais tempo, há os bilhetes semanais e mensais, que eu acho que vale mais a pena. Esses bilhetes dão acesso a todos os meios de transporte aqui, existe até barcos públicos que você “aluga” para cruzar o rio. Ah, e é importante lembrar que não existe cobrador nos ônibus daqui, como na maioria dos países da Europa, mas não é por isso que você pode relaxar e esquecer o bilhete ou querer sacanear (o famoso jeitinho brasileiro) usando o ticket errado, porque fiscais entram no transporte público o tempo todo e verificam os bilhetes e você não vai querer arrumar uma confusão com a polícia que não fala inglês, né?

Uma curiosidade interessante sobre Budapeste é que não existem padarias aqui. Se você quiser comprar pão, pode encontra-los nas bakeries e para a alegria dos brasileiros aqui a gente encontra pão francês. Mas a ideia de padaria que nós temos, onde podemos tomar café da manhã, almoçar, comprar doces e tomar café a qualquer hora do dia não existe aqui. Para comprar um maço de cigarros, por exemplo, você precisa encontrar uma Tabacaria e lá sim pode tomar um cafezinho no meio da tarde.

Outra coisa bem legal aqui é que você pode encontrar ônibus que te levam para outros países próximos por um preço bem em conta. Então se você quiser estender um pouquinho sua viagem e conhecer outros destinos, pode encontrar passagens por 50 euros para Lituânia, República Tcheca, e outros.

Quando cheguei aqui há 8 anos e depois que aprendi o idioma e conheci melhor a cidade (eu já tinha vindo a turismo com minha família porque meu pai tem parentes aqui ainda) um de meus primeiros empregos foi como guia turística. Então se você tem interesse em conhecer Budapeste, ficaria feliz em ajudá-lo e você pode ficar tranquilo que não cobro nada para isso!


Mas se você prefere passear sozinho, aconselho este site: www.funzine.hu que contém texto em inglês falando e explicando mais sobre as opções que a cidade oferece!

Mostra Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood em São Paulo

Dica de passeio para que gosta de filmes! O Centro Cultural Banco do Brasil dá inicio nesta quarta-feira (21/01) a mostra Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood.  As sessões reunem 30 longas-metragens produzidos nas decadas de 60 e 70. 

Mostra Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood

Neste circuito encontra-se obras de diretores renomados como  Martin Scorsese (Taxi Driver), Sidney Lumet (Rede de Intrigas) e Roman Polanski (O Bebê de Rosemary). Os preços são bem populares, fazendo assim com que seja acessível a qualquer pessoa, afinal cultura não é um bem para poucos!

Deixamos a ficha do evento, como são muitos filme e horários, não haverá ficha para cada filme, mas a programação está disponível abaixo:

Easy Riders — O Cinema da Nova Hollywood
O Que É: Mostra de cinema com filmes das décadas de 60 e 70
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Álvares Penteado, 112 - Centro -São Paulo
Quando: De 21 de janeiro até 09 de fevereiro
Horário: Vária de acordo com a sessão, consultar programação abaixo
Quanto: Inteira R$4, meia-entrada R$2
Mais Informações: culturabancodobrasil.com.br

Programação:

Quarta, 21 de janeiro
14h – O Portal do Paraíso (1980), de Michael Cimino
18h – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), de Woody Allen
20h – All That Jazz – O Show Deve Continuar (1979), de Bob Fosse

Quinta, 22 de janeiro
15h – A Última Missão (1973), de Hal Ashby
17h15 – MASH (1970), de Robert Altman
19h30 – Debate

Sexta, 23 de janeiro
13h – O Comboio do Medo (1977), de William Friedkin
15h30 – Amargo Reencontro (1978), de John Milius
17h50 – O Preço da Solidão (1972), de Paul Newman
20h – Cada Um Vive Como Quer (1970), de Bob Rafelson

Sábado, 24 de janeiro
14h – O Portal do Paraíso (1980), de Michael Cimino
18h – All That Jazz – O Show Deve Continuar (1979), de Bob Fosse
20h30 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), de Woody Allen

Domingo, 25 de janeiro
13h – A Outra Face da Violência (1977), de John Flynn
15h – A Última Missão (1973), de Hal Ashby
17h30 – Cada Um Vive Como Quer (1970), de Bob Rafelson
19h30 – MASH (1970), de Robert Altman

Segunda, 26 de janeiro
15h – Na Mira da Morte (1968), de Peter Bogdanovich
17h – O Preço da Solidão (1972), de Paul Newman
19h15 – Os Maridos (1970), de John Cassavetes

Quarta, 28 de janeiro
15h – Sem Destino (1969), de Dennis Hopper
17h – A Última Sessão de Cinema (1971), de Peter Bogdanovich
19h30 – Pat Garrett & Billy the Kid (1973), de Sam Peckinpah

Quinta, 29 de janeiro
15h – Nasce um Monstro (1974), de Larry Cohen
17h – Loucuras de Verão (1973), de George Lucas
19h15 – Na Mira da Morte (1968), de Peter Bogdanovich

Sexta, 30 de janeiro
15h – Trágica Obsessão (1976), de Brian De Palma
17h – Os Maridos (1970), de John Cassavetes
19h30 – Tubarão (1975), de Steven Spielberg

Sábado, 31 de janeiro
12h – O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola
15h15 – A Última Sessão de Cinema (1971), de Peter Bogdanovich
17h45 – Sem Destino (1969), de Dennis Hopper
19h45 – O Bebê de Rosemary (1968), de Roman Polanski

Domingo, 1º de fevereiro
13h – Nasce um Monstro (1974), de Larry Cohen
15h – Warriors – Os Selvagens da Noite (1979), de Walter Hill
17h – Loucuras de Verão (1973), de George Lucas
19h15 – Trágica Obsessão (1976), de Brian De Palma

Segunda, 02 de fevereiro
15h – O Estranho Sem Nome (1973), de Clint Eastwood
17h10 – Pat Garrett & Billy the Kid (1973), de Sam Peckinpah
19h30 – Tubarão (1975), de Steven Spielberg

Quarta, 04 de fevereiro
15h – Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (1967), de Arthur Penn
17h30 – Rede de Intrigas (1976), de Sidney Lumet
20h – O Estranho Sem Nome (1973), de Clint Eastwood

Quinta, 05 de fevereiro
15h – A Outra Face da Violência (1977), de John Flynn
17h – Halloween – A Noite do Terror (1978), de John Carpenter
19h – Warriors – Os Selvagens da Noite (1979), de Walter Hill

Sexta, 06 de fevereiro
13h – Amargo Reencontro (1978), de John Milius
15h30 – Hardcore – No Submundo do Sexo (1979), de Paul Schrader
17h45 – Terra de Ninguém (1973), de Terrence Malick
19h45 – O Bebê de Rosemary (1968), de Roman Polanski

Sábado, 07 de fevereiro
13h – Halloween – A Noite do Terror (1978), de John Carpenter.
14h50 – O Comboio do Medo (1977), de William Friedkin
17h15 – Corrida Sem Fim (1971), de Monte Hellman
19h15 – Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese
.
Domingo, 08 de fevereiro
14h – O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola
17h15 – Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (1967), de Arthur Penn
19h30 – Terra de Ninguém (1973), de Terrence Malick

Segunda, 09 de fevereiro
15h – Hardcore – No Submundo do Sexo (1979), de Paul Schrader
17h15 – Corrida Sem Fim (1971), de Monte Hellman
19h15 – Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese
Compre sua pipoca e aproveite esta super chance!