Super Banner

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Viagens em Grupos, Até Onde Vale a Pena?

Nós já escrevemos aqui algumas vezes que muitas pessoas preferem viajar sozinhas ou com um número bastante limitado de pessoas. E que essa escolha varia muito de pessoa para pessoa e depende muito do destino escolhido.

Também existem pessoas que não curtem viajar desacompanhadas, seja por medo, seja pela necessidade de compartilhar os momentos com o máximo de pessoas que puder. E nessa hora é que ficamos inseguros e com algumas dúvidas.
  
Viajar é Sempre Muito Bom, Melhor Ainda É Poder Compartilhar o Momento

Mas até onde vale a pena viajar em grupo? Quantas pessoas um grupo ideal deve ter? Como escolher um grupo sem cair em uma cilada?

Como dissemos anteriormente, os motivos de se optar por viajar em grupo varia muito de pessoa para pessoa, e como não podemos classificar aqui cada tipo de viajante que existe para encaixarmos o tipo ideal de viagem em grupo, vamos dar uma pincelada com algumas dicas de coisas para se fazer ou não durante a escolha do grupo.

Viagens com Excursões 

É aquele tipo de viagem que algumas agências de turismo oferecem. Normalmente os grupos de excursões tem gente suficiente para encher um ônibus. Esta é uma boa opção para quem não tem um acompanhante conhecido para a viagem, para quem gosta de conhecer pessoas novas e para quem não liga de cumprir horários definidos por terceiros.

Grupos de Excursão São Uma Boa Pedida Para Novas Amizades!
A vantagem, além de conhecer muita gente legal é que você tem um roteiro pré-definido (algumas agências permitem que os turistas façam algumas escolhas quanto às suas preferências durante a viagem), tem transporte para chegar aos pontos turísticos (normalmente freta-se um ônibus exclusivo para o grupo), existe um guia que dá explicações e orienta as pessoas.

A desvantagem é que você pode ser voto vencido durante a escolha de algum destino, e também precisa ficar de olho nos horários definidos para saída, chegada, ponto de encontro, etc.

Viagens Com Grupos de Mais de 10 Pessoas, Sem Excursão

Acontece quando você junta vários e vários amigos que desejam conhecer o mesmo destino que você. Não é necessário contratar uma agência para conduzir esse tupo de viagem, mas é preciso ter muita organização. Afinal, é bom que todos saiam e cheguem no mesmo dia ao destino, que fiquem hospedados no mesmo hotel ou pelo menos próximos, etc.

Os Passeios Não Precisam Ser Feitos Com o Grupo Todo Junto o Tempo Todo!
É muito bacana, mas precisamos fazer esse tipo de viagem com algumas ideias bem definidas entre todos os integrantes da aventura. Por exemplo, deixe bem claro que ninguém é obrigado a fazer o que os outros querem. Dê espaço para que todos curtam a viagem à sua maneira. Não tem problema se vez ou outra alguns integrantes decidirem fazer algum outro passeio. Você podem seguir roteiros diferentes e ainda continuarem se encontrando e se divertindo muito!

Viagens Com Grupos Pequenos - Menos de 5 Pessoas

Esse é o estilo que nós do Por Onde Vamos preferimos. É mais fácil movimentar um número menor de pessoas, é mais fácil se organizar e combinar roteiros ou pontos de encontro. Não existe a necessidade de ficar checando se não esquecemos de ninguém e não existe muitas opiniões para serem consideradas em uma tomada de decisão.

Quanto Menor o Grupo, Mais Fácil de Se Organizar!
Não é porque a viagem possui poucos integrantes que ela não pode incluir guias. Tudo depende de como foi feita a organização e das preferências de cada um. O bom e velho sistema "a maioria vence" pode ser deixada de lado aqui e todo mundo pode curtir algo mais pessoal.

Lembrem-se que o objetivo da viagem nunca é passar nervoso. E ninguém organiza uma viagem (com pouca ou muita gente) pensando na possibilidade de estragar uma amizade por causa de um roteiro, não é?

Então sejamos sempre flexíveis. Cada um pode ceder um pouquinho em algum momento e a experiência vai continuar sendo bacana e divertida para todos.

Um comentário:

  1. Boa tarde. Gostaria que vc me indicasse um nome bom para grupos de amigos que viajam

    ResponderExcluir