Super Banner

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Grécia e Turquia, Uma Viagem Inesquecível - Por Thaize Baroni - Por Onde Fui

E o Por Onde Fui continua contando as histórias de nossos queridos leitores viajantes que adoram rodar o mundo e passar por novas experiencias. Temos novamente Thaize Baroni escrevendo para nós, mas desta vez ela esteve na Turquia e Grécia!


Grécia e Turquia, Uma Viagem Inesquecível

Por Thaize Baroni


Quando recebi o convite para escrever sobre a minha viagem para a Grécia, confesso que fiquei preocupada, pois acho impossível expressar em palavras, toda a maravilha e beleza daquele lugar! Cada ilha visitada, cada paisagem, cada experiência vivida foram únicos e com certeza, inesquecíveis para mim! Eu vou tentar dar aqui um resumo de todos os lugares que visitei, mas você pode ter certeza nada, nenhum texto e nenhuma fotografia jamais farão jus à beleza grega!

Minha viagem começou em Pireus, porto de Atenas. Eu e um grupo de amigos fizemos um cruzeiro de 4 dias entre a Grécia e a Turquia! Pegamos o navio em uma sexta feira pela manhã e algumas horas depois atracamos na primeira ilha da viagem: Mykonos!

Chegamos a Mykonos no fim da tarde, o sol já estava se pondo e fazia certo frio, mas mesmo assim ficamos encantados com o lugar! Passamos algumas horas nessa ilha, explorando suas pequenas ruazinhas repletas de casinhas brancas e varandas floridas (e nos perdendo, claro, em algumas delas...rsrsr) e visitando seus principais pontos, seus cartões de visita: Os moinhos de vento (5 moinhos que foram construídos pelos venezianos no século XVI) e Little Venice (que como o próprio nome diz, um bairro, com construções inspiradas na cidade de Veneza na Itália que possui algumas casas “penduradas” sobre o mar).

Mykonos - Grécia
No dia seguinte, logo pela manha saímos da Grécia e atracamos na ilha de Kusadasi na Turquia! Um lugar maravilhoso e cheio de historia! Em Kusadasi, pegamos um taxi para chegar a cidade de Éfeso (+/- 30 min do porto). Éfeso foi uma das cidades do império romano onde mais o cristianismo se difundiu (Devido às pregações dos apóstolos Paulo e João). A cidade foi construída no século 10 antes de cristo e eh uma das maiores, mais bonitas e bem preservadas cidades anciãs do mundo!

Éfeso, Kusadasi - Turquia
Vista panorâmica a região portuária de Kusadasi - Turquia
Depois que saímos de Kusadasi voltamos para o navio e algumas horas depois, atracamos em Patmos, novamente na Grécia. Patmos eh uma ilha bem pequena e conhecida mundialmente como o lugar em que o apostolo João, em seus quase 100 anos de idade, escreveu o Livro do Apocalipse. O local onde João teve as visões e ouviu as revelações de Deus sobre o fim do mundo chama-se gruta do Apocalipse e é aberto à visitação (a um precinho camarada de dois euros, claro). Não bastasse seu grande valor religioso, Patmos ainda apresenta paisagens e lugares incríveis para visitar!

Vista do porto de Patmos. À direita, a gruta do Apocalipse - Grécia
No dia seguinte, partimos para a maior ilha grega: Creta. Em Creta, visitamos diversos lugares entre eles um Palácio, que hoje eh um sitio arqueológico, erguido por volta de 1900 A.C. conhecido como Palácio de Knossos. 

Palácio de Knossos, Creta – Grécia
Saindo de Creta, partimos para a ilha mais linda, fantástica, incrível e com certeza, a minha preferida da viagem: Santorini. A ilha de Santorini é o resto de uma caldeira vulcânica e possui uma paisagem impressionante. Ainda no navio, chegando à ilha, o comandante nos mandou subir ao convés para vermos Santorini se aproximar (uma vista incrível, serio). Ao chegar à ilha, você tem três opções: Ou sobe de teleférico, ou sobe montado em um burrinho, ou sobe a pé uma escadaria de mais de 600 degraus. 

Escolhemos a última opção, que embora tenha sido muito cansativa, foi sensacional, pois a cada degrau que subíamos, a paisagem mudava, e nos tínhamos uma vista incrível da região. Os burrinhos são mais tradicionais e populares (embora sejam meio perigosos, pois saem correndo desgovernados pelas escadas). Eu particularmente achei bastante cruel a maneira como eles são tratados e por isso optei por subir a pé. 

Depois de finalmente termos vencido todos os degraus, pudemos vivenciar o mais incrível, lindo e sensacional por do sol do mundo! (aqui, me faltam adjetivos pra descrever o quão lindo foi aquele momento). Passeamos pelas ruas estreias de Santorini, e como não podia faltar na Grécia, vimos àquelas casinhas brancas, com varandas floridas e telhados azuis! Eu já falei da paisagem? Sim, claro, mas não me canso de repetir: Santorini possui uma das paisagens mais lindas desse mundo, vale muito, muito, muito a pena visitar!

Santorini – Grécia
Por do sol em Santorini - Grécia
Assim, com essa vista incrível em um dos lugares mais magníficos da Terra, nosso cruzeiro acabou :(

Mas a viagem continuou =). Após o termino do cruzeiro, passamos 2 dias em Atenas e visitamos diversos lugares! A capital grega, diferente das suas ilhas, não possui aquelas casinhas brancas e muito menos aquelas ruazinhas estreitas. Na verdade, assim como qualquer outra capital, é imensa e chegou, em alguns momentos, a me lembrar a cidade de São Paulo!

Obviamente visitamos o lugar mais famoso e o cartão postal de Atenas: A Acrópole de Atenas! Um lugar incrível, e cheio de história para contar! Acrópole, que em português significa cidade alta, é uma colina rochosa que abriga uma das mais famosas edificações do mundo antigo: O Parthenon

A cidade foi construída por volta de 450 A.C. sendo dedicada a deusa Atena, padroeira da cidade! Na Acrópole de Atenas grande parte das estruturas são, obviamente, ruínas que estão passando por processos de restauração (Entre elas: Propileu, Parthenon, Erecteion...). Essa na verdade, foi à parte chata da visita (e de certa maneira, uma decepção para mim). Como praticamente tudo em Acrópole esta em restauração, o lugar parece um canteiro de obras e não tem quase nada do período original. 

A cidade passou por diversos processos de restauração ao longo dos anos e a maior parte de suas estruturas originais, foram substituídas por peças novas. Contudo, não fique triste! Você consegue ver praticamente tudo que eles tiraram de Acrópole ao longo dos anos e praticamente todas as estruturas originais no Museu de Acrópole. Você só precisa atravessar a rua! Rsrsrs. 

Acrópole de Atenas, Parthenon – Grécia.
Cariátides no Erecteion, tempo consagrado a Atenas – Grécia
Templo de Zeus, Atenas - Grécia
O museu de Acrópole conta com um acerto incrível, não somente de Acrópole, mas também das ilhas e países vizinhos à Grécia. Se for amante de historia, consegue facilmente perder um dia inteiro dentro museu visitando seus três andares! O museu conta com uma equipe de arqueólogos de plantão que ficam la todos os dias para esclarecer suas duvidas e responder as perguntas que você possa ter! É demais! 

Portanto, se você procura um lugar cheio de historia e repleto de paisagens e lugares incríveis, já sabe: Vá para a Grécia! Tenho toda a certeza do mundo que você não vai se arrepender!

Bom, é isso, espero que tenham gostado! Ευχαριστώ πολύ (Eukaristó), ou Muito Obrigada! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário