Super Banner

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Aprendendo a Fazer Pannings - Fotografia

Hoje vamos ensinar a vocês amantes de fotografia, o que é panning, para que serve e como fazer.

O Por Onde Vamos adora tirar fotos e principalmente ajudar a todos que querem melhorar suas fotografias independente do tipo de câmera ou nível de aprendizado que possui. Não existe clube fechado, existe paixão por essa magnifica arte.

Então você já deve estar se perguntando o que é esse tal "panning". É um efeito fotográfico muito conhecido principalmente para quem acompanha fotos de eventos esportivos. O panning é identificado quando temos um assuntos (o que se quer mostrar na foto) com um fundo bem borrado, praticamente indistinguível dependendo do caso. O exemplo mais clássico é a foto de um Formula 1 durante uma corrida.

Exemplo de Panning com o Formula 1 da Red Bull
Note que mal é possível identificar o público ao fundo e que somente o carro esta focado, dando uma sensação de movimento rápido e unidirecional. 

Para executar este tipo de efeito fotográfico você precisará de uma câmera com ajustes manuais (uma DSLR, Superzoom ou qualquer uma que seja possível regular abertura, velocidade ou ambos). Ajuste sua câmera de maneira que a velocidade do obturador seja entre 1/15 ~ 1/30 e regule sua abertura de maneira que a exposição esteja exatamente no meio da régua do display da sua câmera, e de preferencia mantenha o ISO mais baixo possível dentro da mesma condição citada anteriormente.

Caso você não tenha entendido nada, veja nosso tutorial aqui sobre os três pilares básicos da fotografia digital, que com certeza vai te ajudar muito

Feitas os ajustes necessários, procure um objeto em movimento, como um carro, moto, ciclista, até mesmo pássaros. Mire seu foco no assunto desejado e acompanhe seu movimento enquanto tira a foto. Veja o infográfico abaixo para mais detalhes:

Como fazer um panning facilmente
Se tudo der certo você obterá resultados muito impressionantes mesmo com câmeras bem simples. Utilize-se de qualquer objeto em movimento para treinar bastante! Deixo alguns exemplos meus de pannings para vocês:

Exemplo de panning com uma gaivota. O efeito gera uma sensação de velocidade muito interessante

Panning com pessoas também funcionam!
Espero que aproveitem as dicas e vejam também outros tutoriais nosso para tirar fotos ainda melhores!

Como Tirar Fotos de Raios

Como Tirar Boas Fotos do Céu

Como Tirar Boas Fotos em Sua Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário