Super Banner

terça-feira, 16 de junho de 2015

A Beleza de João Pessoa - Por Onde Ir

A dica do Por Onde Ir dessa é semana é João Pessoa, na Paraíba, para aqueles que curtem viajar para descansar aproveitando aquele cenário lindo e relaxante, com muito sol e calor.

João Pessoa é uma cidade muito bonita e com muitas atrações turísticas interessantes. É a capital do estado da Paraíba, e se você tem a impressão de que é uma cidade pequena, está bastante enganado porque ela é simplesmente a 8ª cidade mais populosa da região Nordeste do país.

Vista Aérea da Cidade de João Pessoa, Paraíba.
O Que Fazer Por Lá?

Como João Pessoa não é uma cidade pequena, você pode encontrar muita coisa legal e interessante para fazer por lá, mas como quando tratamos do Nordeste as primeiras coisas das quais nos lembramos é praia, comida e história, então já sabemos bem o que podemos ver por lá.

Alguns dos pontos turísticos mais frequentados e famosos do lugar são:

Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco fica no centro histórico e comercial de João Pessoa. É uma igreja com mais de quatro séculos de existência, com um lindo altar de ouro e pinturas muito bonitas no teto. Para entrar no local, é preciso pagar um valor e existe a opção de se fazer um tour guiado, com duração de aproximadamente 40 minutos e que é bastante elogiado pelos visitantes.

Igreja de São Francisco
Praia do Jacaré

A praia com um dos mais famosos pôr do sol. É onde as pessoas se reúnem para ver o astro rei se por ao som do Bolero de Ravel executado pelo saxofonista "Jurady do Sax". O espetáculo começa por volta das 17h e se você quer conseguir um bom lugar no deck para assistir tudo de camarote, chegue cedo, escolha um dos vários bares ali instalados e se emocione com esse show da natureza. 

A Praia do Jacaré fica na cidade de Cabedelo, a 25 quilômetros de Tambaú e o acesso é pela BR-230.

Pôr do Sol na Praia do Jacaré
Praia de Camboinha

Uma das lindas praias da cidade, com mar bem calmo e com grande área rasa que forma piscinas naturais devido aos recifes ali presentes. É bem interessante para aqueles que gostam de um mar tranquilo ou tem crianças, e por ser de tamanha calmaria e imensidão, é uma das regiões mais caras para se alugar imóveis na alta temporada. Fica a 18 km do município de Cabedelo.

Praia de Camboinha
Areia Vermelha

Fica bem pertinho de Camboinha, cerca de 1 km mar a dentro. Ai você se pergunta: Como assim? É que a Areia Vermelha é uma coroa de areia represada pelo banco de coral ali existente, sobrassaindo durante a maré baixa. É muito disputada e no verão é bem difícil conseguir um espacinho para seu guarda-sol. Para chegar lá, basta pagar um barquinho que te levará e depois te buscará antes de a maré subir.

Falando nisso, como a maré sobe no fim do dia, é importantíssimo reforçar a prática da preservação e por isso foi criado o Parque Marinho de Areia Vermelha, que alerta os turistas e visitantes sobre a conservação do local, pois às vezes são encontrados lixos presos aos corais, e isso pode ter riscos sérios ao meio-ambiente como um todo. A mídia também pode ajudar nessa conscientização.

Areia Vermelha em Alta Temporada!
Praia do Bessa

Uma das praias mais movimentadas da cidade durante a alta temporada, é um lugar com infra-estrutura bacana para passar um bom dia aproveitando o sol, cercada de coqueiros é uma praia que pode atender a todos os gostos também, porque apesar de badalada, há vários trechos sossegados ideais para quem quer relaxar.

Praia do Bessa
Farol do Cabo Branco

Localizado em uma falésia na praia de Cabo Branco, tem uma forma triangular única no país e fica no ponto mais oriental do Brasil. É um dos cartões postais mais visitados da cidade e vale a visita por sua forma distinta e beleza original.

Farol do Cabo Branco
Onde Ficar?

A cidade oferece vários hotéis e pousadas para hospedagem, mas nós indicamos o Hotel Tropical Tambaú, que é conhecido por seu formato redondo construído em 1970.

Vista Aérea do Hotel Tropical Tambaú
Todos os quartos são virados ou para a praia, ou para lindos jardins internos e além da paisagem você pode aproveitar o café da manhã e jantar, sauna, piscina, salão de jogos, sala de redes, quadra de tênis, centro comercial, restaurante, bares, salões de convenções, e um amplo auditório com capacidade para 522 pessoas. 


O valor das diárias varia de acordo com a alta e baixa temporada, mas considerando a boa localização do hotel e tudo o que ele oferece, não é um dos mais baratos.

Onde Fica e Como Chegar?

Por ser um destino mais afastado das grandes capitais, a maneira mais rápida e econômica de se conhecer esse lugar maravilhoso é de avião. O único aeroporto da cidade é o Aeroporto Internacional de João Pessoa-Bayeux, localizado a 8 km do centro da cidade e o acesso é feito por meio da BR-230 ou da Via Oeste.



Precauções

Por ser uma cidade litorânea na região Nordeste, é importante que na sua mala não faltem o chapéu e um bom filtro solar. As altas temperaturas durante o ano inteiro pode ser um problema para os desacostumados com o calor. Beba bastante água e mantenha-se hidratado!

Com relação à segurança, vale a precaução de sempre. Cuidado com pertences pessoais, não dê bobeira em semáforos ou mesmo em suas caminhas pelo calçadão. Sempre tem um espertinho querendo se dar bem, independente do lugar que visitamos.

Considerações Finais

João Pessoa é uma cidade muito agradável, com seus locais muito simpáticos e prestativos. Lembre-se de fazer sua parte para preservação da natureza durante os passeios e com certeza você vai se divertir muito. Devido à imensa quantidade de praias fora da cidade, vale a pena a pesquisa de aluguel de carro e um período de cerca de 7 dias para se conhecer pelo menos os pontos mais famoso (considerando-se que a maioria dos destinos turísticos são praias e que passamos praticamente o dia todo nela!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário