Super Banner

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Por Que Gostamos Tanto de Viajar?

O título deste texto pode parecer muito trivial e até infantil, porém guarda conceitos muito interessantes sobre como nos desenvolvemos como especie e como nossas relações sociais se desenvolveram ao longo do tempo.

O que faz com que nos movimentemos e rodamos o mundo em busca de uma aventura?

Poderíamos tratar de duas maneiras, os movimentos migratórios e a necessidade que temos de eventualmente nos dirigir a algum lugar que gostamos. No primeiro caso, vemos os inúmeros povos que buscavam melhores condições de vida ou que foram obrigados a sair de suas terras por pressão de outros.

Os movimentos migratórios forçaram vários povos a se mudarem por condições geralmente adversas

Mas o que buscamos entender é o porque temos a necessidade de pegar um final de semana e ir para a praia, ou dar aquela relaxada no interior. Parece que é vital para a vida de qualquer pessoa que em determinado momento ela saia de seu local habitual e vá para um outro que ela tenha apreço. Isto é possível de ser visto muito facilmente, basta perguntar a qualquer pessoa que conhece aonde ela gostaria de estar se não estivesse em suas atividades normais.

Quebrar a rotina é fundamental, sair do comum e ver lugares novos faz parte do ser de cada um

A maioria esmagadora responderá que estaria viajando e se num mundo hipotético fosse possível transportar um de seus entrevistados para seu lugar de desejo e voltasse depois de uns 10 anos, muito provavelmente ele gostaria de se mudar para outro lugar. Então vemos que o sonho das pessoas é estar em outro lugar sempre, mas para poder amar e tornar aquilo como um santuário do descanso, elas precisam não ter facilidade em chegar lá. Funciona basicamente como as férias de um empregado, se você invertesse o tempo de trabalho com o de férias, ou seja, ao invés de trabalhar 11 meses e folgar um, fossem 11 meses de nada para fazer e 1 de trabalho, muito provavelmente veríamos pessoas infelizes e que adorariam sair da rotina em seu "trabalho"

Paisagens lindas podem se tornar normais aos olhos de quem as vê sempre, aqui temos a costa do oceano pacífico na Califórnia
Como já dito anteriormente, são conceitos muito simples mas faz com que possamos entender a importância do trabalho e das férias e descansos. As pessoas trabalham e ralam muito para que possam ter tempo para descansar, mesmo muitas vezes trabalhando muito mais do que deveriam né?

Então programe-se sempre e não seja muito ambicioso em querer sempre estar onde quer, senão você vai enjoar de lá! E a recomendação de sempre aproveite e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário