Super Banner

terça-feira, 12 de maio de 2015

Por Onde Ir: São Paulo, A Terra da Garoa - Parte 2

São Paulo é uma cidade tão grande, mas tão grande que mereceu duas postagens no Por Onde Ir! Na semana passada publicamos a primeira parte destas dicas, que você confere aqui. E nesta semana sairemos do centro histórico e partiremos para o centro expandido e outros destinos que valem a pena serem mencionados!

São Paulo com a Ponte Estaiada em destaque
A região do centro expandido é o anel que é delimitado pelas marginais dos rios Pinheiros e Tietê, que também servem como referencia para o polemico e controverso rodizio municipal de veículos. Mas nada é de todo ruim, afinal, os bairros inseridos nesta área se desenvolveram mais rapidamente e assim garantiram melhor qualidade de vida para os moradores.

Fonte do Museu do Ipiranga em São Paulo
Então vamos ver o que o restante da cidade de São Paulo tem para oferecer para seus turistas e moradores!

O Que Fazer Por Lá?


A avenida mais conhecida da cidade, um dos grandes centros financeiros, com muitos prédios, calçadas largas e muita gente passando por elas. Passear pela Paulista é um dos passeios dos paulistanos, que não importando a hora, vão dar uma voltinha e aproveitar o clima muito legal que a região possui. 

Durante as noites dos finais de semana, bandas tocam na rua na região da Rua Augusta dando uma agitada na galera, assim como vários artistas de rua tentam vender seus produtos ou mostrar seu trabalho.

A linda Avenida Paulista
A avenida também é palco de muitos protestos e comemorações, assim como de muitos eventos como a Parada do Orgulho Gay e a decoração tradicional de natal (veja aqui o Por Onde Vamos na Paulista), ou seja, tudo e todos tem espaço na Paulista.

Avenida Paulista no início da noite

Esta rua cruza a avenida Paulista na região da consolação. Anteriormente era conhecida por sua vida boemia carregada de prostíbulos e casas noturnas, porém, hoje o perfil do local já mudou muito, com muitos barzinhos de rock, musica eletrônica e muitos restaurantes e lanchonetes. A rua Augusta é um dos lugares que vale muito conhecer.

A vida noturna de São Paulo acontece na Augusta

Um dos mais importantes da cidade, possui obras de pintores famosos como Renoir e Van Gogh e sempre recebe novas exposições com acervos de todo o mundo. A importância do MASP para a cidade é inestimável e muitos paulistanos só conhecem seu exterior, que marca pelo seu vão de mais de 70 metros de comprimento. Mas querendo conhecer o museu e esta sem dinheiro, veja que dia este e outros museus são gratuitos.

Vão livre do MASP

Outro museu interessantíssimo da cidade por trabalhar com meios multimídia com seus visitantes. Já abriu exposições sobre vídeo games, Castelo Ra Tim Bum (sucesso total) entre outras. A casa tem uma boa estrutura mas por várias vezes aconteceram quedas de energia, o que pode estragar um pouco a experiência, mas a qualidade das exposições é inegável e impressionantes! Também possui dias gratuitos para visitação!

Entrada do MIS - Museu da Image e do Som

Localizado na Marquise do Parque do Ibirapuera, este museu é palco para várias exposições que ocorrem na cidade. Um dos pontos legais é conferir as obras espalhadas em seu entorno, como a Aranha, de Louise Bourgeois, e a Pedra Torcida, de Hisao Ohara, entre outros. 

Entrada do MAM - Museu de Arte Moderna

Um dos maiores parques da cidade e o mais importante. Além de toda a área verde disponível, tem ainda o MAM, o planetário, a bienal de São Paulo, a marquise, local amado pelos patinadores e skatistas ser um dos melhores locais para a prática do esporte.

O Parque do Ibirapuera é um dos pontos de encontro dos paulistanos
O parque em si é muito bonito, convidando seus visitantes a uma caminhada ou a pratica de esportes, nem que seja uma voltinha de bicicleta. Ir ao Ibirapuera é um dos passeios mais amados por todos os paulistanos e que não pode ficar de fora da lista do turista!


Este mausoléu abriga os corpos dos mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Seu entorno conta a história dos ocorridos de maneira resumida, porém bem entendível para que nunca seja esquecida. Um dos locais mais significativos da história recente da cidade e Estado de São Paulo.

Obelisco de Sâo Paulo


Uma obra de arte executada pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, localizada em frente ao lago do Parque do Ibirapuera. Representa os bandeirantes que desbravaram o estado em busca de novos locais. A escultura tem muitos apelidos como "empurra empurra" ou "deixa que eu empurro" por aparentemente só o último bandeirante parecer estar fazendo força enquanto os outros não fazem nada, é um grande motivo de brincadeira entre os moradores da cidade.

Monumento às Bandeira, famoso empurra empurra

Um dos mais importantes museus da cidade, com milhares de artigos históricos de nosso país. Infelizmente o local esta fechado para reformar, pois as condições exteriores do edifício estão precárias! Mas vale o passeio para ver a fachada e o Parque da Independência logo em frente, que é muito bonito.

Fachada do Museu do Ipiranga

O bairro que tomou o posto boêmio da rua Augusta, com muitos barzinhos, restaurantes e algumas baladas, atraí muitos jovens para curtir a vida noturna. Nos últimos anos tem reunido muita gente na época de carnaval o que tem causado problemas com os moradores. Mas a região é muito bacana e se você não se importa de ser cheio, é legal para sair com os amigos e tomar uma bebida e comer um petisco!

Um dos bares da Vila Madalena

A cidade possui uma grande quantidade de estádios para os times de futebol da cidade, como o Morumbi (São Paulo), Allianz Parque (antigo Palestra Itália do Palmeiras), Canindé (Portuguesa) e Arena Corinthians (vulgo Itaquerão, do Corinthians) onde ocorreu a abertura da Copa do Mundo de 2014, além do Pacaembú, Icaro de Castro Melo entre outros. Diversos jogos de futebol e competições acontecem nestes estádios e que é bem bacana acompanhar um evento ou mesmo um show em um deles!

Vista da arquibancada da Arena Corinthians

Com mais de 3200 animais distribuídos em mamíferos, repteis, aves, anfíbios e invertebrados, é um local para toda a família, especialmente para a criançada que adora ver todos estes bichinhos! O passeio não é para um dia inteiro, mas vale a pena percorrer todas suas alamedas e ver com calma tudo o que o lugar apresenta. 

Zoológico de São Paulo é um passeio indispensável
Se você quiser um contato mais direto com os animais, pode visitar o Simba Safári (Zoo Safári) que é pertinho do zoológico, o passeio é mais caro e normalmente fica lotado, mas mesmo assim vale a pena conferir


Na opinião do Por Onde Vamos, o melhor parque da cidade, por possuir uma estrutura muito boa, muito espaço aberto e lugar para todos os tipos de paulistanos. Há uma grande ciclovia que da a volta no parque, há espaço para patinação e skate, além de muitos quiosques para pique niques. Muita gente frequenta o parque apenas para caminhar e curtir o visual, o que já vale a ida! O estacionamento é enorme e gratuito, coisa que não é nada comum na cidade!

Parque Villa Lobos tem muita natureza e espaço para todos
O Por Onde Vamos já gravou um episódio sobre patinação no parque, que você pode conferir aqui!


O ponto de encontro das dezenas de escolas de samba da cidade. O sambódromo abriga o famoso carnaval de São Paulo, que vem se modernizando a cada ano e reunindo mais espectadores. Tem sido utilizado cada vez mais para outros eventos, como a formula Indy e alguns show, dando assim mais frequência de uso ao local!

Sambódromo de São Paulo
Onde Ficar

A cidade possui uma rede hoteleira enorme, para todos os bolsos e vontades, porém em média os valores praticados são altos, então nossa dica é que apelem para redes hoteleiras de baixo custo, como o Ibís, afinal, com tantas opções, o que você menos vai fazer é ficar no hotel, e este vai te proporcionar custo baixo e o mínimo de conforto.

Ibis é sempre uma ótima opção com bom preço
Onde Fica e Como Chegar

A cidade de São Paulo é a capital do estado que leva o mesmo nome e esta localizado na região sudeste do país. Muitas estradas permitem chegar na cidade por ser região metropolitana gigantesca. Então vindo tanto pelo sul quanto pelo norte utiliza-se a BR-111 ou a Fernão Dias (vindo de Minas Gerais), do litoral, o sistema Anchieta-Imigrantes, mas há milhares de outros caminhos. 

Região Metropolitana de São Paulo
Caso você venha de avião a melhor opção é descer no aeroporto de Congonhas, pois o outro aeroporto (Cumbica) fica em Guarulhos, e o valor de um táxi para a cidade de São Paulo passa dos 120 reais!

Precauções

São Paulo não foge do estigma das grandes cidades, possui diversos problemas de segurança, como roubos e assaltos, então não vacile com celulares, tablets, notebooks e afins. Cuidado especial com os motoqueiros que fazem muitos assaltos a qualquer hora do dia, coisa que assusta muito todos os residentes da cidade.

Outra precaução é com o transito, qualquer tipo de encontro que marcar leve o transito em consideração, pois a toda hora do dia tem algum lugar parado, seja por acidente ou por excesso de veículos. Então evite sair nos horários de pico para não passar nervoso haha!

O transporte público é razoável, pois possui muitos ônibus e a maior rede metroviária e ferroviária do país, mas peca pela lotação. Então tenha paciência mas não se preocupe que vai conseguir chegar nos lugares. Quase todos estes pontos que citamos tem estações por perto, mas todas possuem ônibus que chegam!

Considerações Finais

Apesar de muito caótica e gigante, a cidade é apaixonante. Seus moradores reclamam de toda esta mistura que é São Paulo, mas a amam justamente por isto! Todo mundo quer uma cidade melhor para viver, mas depende de cada um tornar seu ambiente melhor.

Antena na avenida Paulista
Então não deixe de visitar esta linda cidade que funciona 24 horas por dia! Citamos os principais pontos que valem a pena de serem conhecidos, mas a cidade possui muitos outros locais, mesmo dividindo em duas partes faltou muita coisa! Então deixe nos comentários o que você gostaria que aparecesse em um futuro complemento do Por Onde Ir, sobre São Paulo! Para curtir os locais para comer na cidade confira nossa coluna Por Onde Comer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário