Super Banner

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dicas de Educação Básica para Viajantes

Todo mundo gosta de ser bem tratado, e todo mundo quer que os outros sejam educados. Então, durante nossas viagens não podemos simplesmente esquecer nossa educação em casa e precisamos nos atentar a alguns detalhes se quisermos ser bem tratados aonde quer que estejamos.

Cuidado para não ser inconveniente!
Por isso, vamos listar aqui algumas dicas interessantes para você manter a etiqueta enquanto conhece lugares novos e para não parecer desagradável, mal-educado ou simplesmente chato.

Palavras-chave da Boa Educação

Quando somos pequenos nossos pais ou nossa família em geral nos ensina que temos sempre que cumprimentar os outros quando chegamos. O simples "Bom dia/boa tarde/boa noite" pode fazer toda a diferença para a primeira impressão que os outros têm de você. 

Se sua viagem é para algum lugar fora do país, para um destino cujo idioma é diferente do seu, vale a pena investir um pouco de tempo e pesquisa para aprender dizer essas palavrinhas mágicas, incluindo o "com licença", "por favor" e "muito obrigado" na língua local. Pode ter certeza que só o fato de ter decorado essas pequenas frases já mostra para as pessoas do local que você é interessado e se esforça para se comunicar da maneira que pode.

A Religião

Quando viajamos para um país cuja  religião da maioria da população é diferente da sua e desejamos visitar um templo/igreja, é muito importante respeitar as diferenças religiosas. Se for preciso cobrir a cabeça, cubra-a. Se for preciso ficar descalço, fique, e assim por diante. Você não está lá para julgar a crença das pessoas e nem é obrigado a se converter, só precisa respeitar da mesma forma que se importaria caso alguém fosse conhecer a sua religião. Pode ter certeza que você não estará traindo sua própria religião se mudar o hábito por apenas alguns instantes.

Respeito ao Vestuário

Antes de cair na estrada normalmente o viajante vai pesquisar sobre o destino, e isso incluir estudar sobre alguns costumes. Então se em sua próxima viagem você estiver ciente que está indo para um lugar onde as mulheres não podem mostrar o corpo, por exemplo, mas você não necessariamente precisa se vestir como elas, lembre-se de se comportar para destoar o mínimo possível. Não por medo de ser julgado, por favor, mas por respeito.

Respeite os vestuários, se não precisar usar igual, não tente se destacar!
A Culinária Típica

Alguns lugares têm um gosto culinário considerado por nós como muito exótico, como aqueles que comem insetos, por exemplo. Pode não parecer apetitoso, mas você não deve fazer caras e bocas ao ver outras pessoas provando os pratos ou mesmo ao ver os locais fazendo suas refeições. É bastante desagradável ter uma pessoa fazendo caretas enquanto você come algo que acha gostoso, não é? Então não faça isso com os outros.

Se você não tem coragem de provar toda a culinárias típica, ou se provar e não gostar, pense em maneiras educadas de informar que não quer experimentar ou que não gostou. Pode ter certeza que ninguém te enfiará a comida goela a baixo!

Nem sempre o prato parece apetitoso. Se não quiser provar, não faça caretas para negar!

O Tom de Voz

Em ambientes fechados, como restaurantes, museus e até mesmo em transportes públicos, preste atenção no tom de voz que está falando. Falar muito alto pode incomodar as demais pessoas que estão no local, e não queremos parecer mal educados por estarmos desligados ou querendo chamar a atenção, principalmente nós brasileiros que temos a mania de fazer muita algazarra e exagerar no barulho.

Cuidado com o tom de voz para não incomodar os ouvidos alheios!

Acreditamos que a educação é a base de qualquer bom relacionamento. Você não precisa concordar, mas respeitar se quiser ser respeitado. Não se esqueça que da mesma forma que algo pode te parecer muito estranho, para as pessoas acostumadas com aquilo o estranho é você, e que quando viajamos nós somos os "intrusos" e nós temos que respeitar essas diferenças.

Quem gosta de viajar com certeza não se incomodará com as diferenças, mas cuidado para não deslizar e não parecer mal criado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário