Super Banner

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Por Onde Ir: As Malhas de Monte Sião

A dica do Por Onde Ir dessa semana é para quem gosta de uma cidade montanhosa bonita, confortável e com muitas opções de comércio, principalmente malharias!

Monte Sião é uma cidade ao sul do estado de Minas Gerais que faz fronteira com o estado de São Paulo. Além de oferecer as principais características de uma típica cidade mineira, como a culinária, o artesanato e belíssimas paisagens, recebeu o título de Capital Nacional da Moda Tricô!

Visão Aérea da Praça Principal de Monte Sião
O Que Fazer Por Lá?

Monte Sião pode agradar a todos os seus turistas. Para aqueles com espírito mais explorador, a cidade possui uma zona rural muito bonita e bastante preservada, com lagoas, mata e cachoeiras. Na própria cidade e nos hotéis é possível encontrar informações sobre esses passeios.

Já no centro da cidade, as opções de diversão envolvem algumas opções bastante interessantes como:


Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa 


É na igreja que foi classificada como santuário em 1999 que é possível encontrar a imagem da Padroeira de Monte Sião. Segundo a história, a Padroeira foi tirada da igreja e levada para a zona rural da cidade devido às suas formas físicas, porém, depois de levada, houve um período bastante longo de seca, que foi atribuído pelos fiéis à retirada da imagem do Santuário. Imediatamente foi solicitado que a imagem fosse devolvida, o que resolveu o problema da seca. 

Parte Interna do Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Mosteiro da Santíssima Trindade 

O Mosteiro é o lugar certo para um momento de reflexão e oração. Lá é possível passar por trabalhos espirituais gratuitos fornecidos pelos monges. 

Mosteiro da Santíssima Trindade



Museu Histórico e Geográfico

É nesse museu que vocês podem encontrar a história do município desde sua fundação. É bem diferente do padrão de museus, pois possui uma réplica de uma casa do início do século XX, de um consultório de dentistas e de uma ferraria, é nele também que se encontra a única réplica de caverna do país. O visitante também pode ver os registros fotográficos do município. 

Réplica de Ferreiro no Museu Histórico e Geográfico
Porcelana Monte Sião

Por várias décadas a porcelana Monte Sião foi a principal indústria da cidade e até hoje é a única que produz porcelanas em azul e branco no país todo. Na loja de fábrica o turista pode acompanhar gratuitamente todo o processo de produção das peças e fazer compras. 

Peças de Porcelana Monte Sião
Malharias

Distribuídas pelas ruas do centro da cidade, principalmente ao redor da praça principal, as malharias oferecem muitas opções de peças de lã, linho, malha e outros materiais para deixar todos os visitantes na moda. No geral os valores das peças são bem mais em conta do que aquele cobrado em lojas de shoppings depois que as peças são levadas para cidades maiores. Há também uma grande variedade de galerias, fornecendo mais opções ainda aos compradores!

Rua com Malharias em Monte Sião
Onde Ficar?

A cidade também oferece várias opções de hotéis, pousadas e hotéis fazenda. Mas nós indicamos o Hotel Fazenda Monte Sião, que oferece pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), salão de jogos, piscina coberta e descoberta, sauna, uma horta, animais de criação em fazendas e playground.


Os quartos são simples, mas bastante confortáveis, como os de uma antiga fazenda. O refeitório é bem amplo e conta com um enorme fogão à lenha que não poderia faltar para o preparo da culinária típica mineira.


Os valores das diárias variam de acordo com a temporada, sendo mais caros se a reserva for feita na alta temporada e mais baratos se forem feitas reservas na baixa temporada, porém o hotel exige um mínimo de 2 diárias, fazendo com que você não possa se hospedar por apenas uma noite caso esteja de passagem.

Onde Fica e Como Chegar?

A cidade de Monte Sião fica na divida entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Para quem sai de São Paulo rumo à Monte Sião, o trajeto pode ser feito pela Rodovia Fernão Dias e a viagem demora cerca de 2h30min. De Belo Horizonte até Monte Sião é só seguir pela BR-262/BR-381.

Mapa da região de Monte Sião
Precauções

Por ser uma região montanhosa é importante lembrar que mesmo nas estações mais quentes a temperatura cai consideravelmente durante a noite, então é bom não esquecer de carregar um casaquinho (ou comprar um por lá durante o dia aahhaha). Repelente e protetor solar são itens indispensáveis também!  

Considerações Finais

Monte Sião é uma cidade aconchegante mas pode se tornar o pesadelo dos acompanhantes homens, porque não há mulher que resista a tantas opções de lojas de roupa! É um bom lugar para degustar muita comida mineira e fazer muitas compras para descansar no silêncio e na escuridão de uma cidade do interior.

A cidade não oferece uma vida noturna muito agitada, então o público não é tão jovem, mas isso varia muito a partir do objetivo de cada um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário