Super Banner

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Vai viajar no fim do ano? Cuidado com o carro hein!?

Chegou o final do ano, época de festas, alegria e hora de cair na estrada, seja com a família, amigos ou mesmo sozinho. Ocorre que também é a época com a maior quantidade de acidentes em nossas estradas e algumas atitudes simples podem além de evitar transtornos, salvar vidas. Então vamos a elas:

Para que vai viajar de carro:

Quem não curte pegar sua charanga e descer para o litoral? Ou juntar seus parangolés e curtir as festas na calmaria do interior? Para que sua viagem seja segura faça a revisão do seu veículo! Vá até um mecânico de confiança e peça para ele verificar:

Pneus: Se não estão carecas, furados ou com cortes, tanto nos que estão rodando quanto no estepe. Claro que verificar a calibração correta é essencial, assim não afeta a dirigibilidade nem causa desgastes excessivos no carro.


Rodas: Se há amassados, trincas ou rachaduras. Uma roda com defeito pode fazer com que o pneu seja esvaziado e causar um acidente dependendo da velocidade do veículo. Verificar também o balanceamento para evitar desconfortos e desgastes durante sua viagem.


Freios: Devem estar com as pastilhas e disco em bom estado. Como no Brasil temos muitas serras, os freios dos carros são bastante exigidos nas estradas, claro que é recomendado que o motorista mantenha o carro "engrenado" e utilize do "freio motor" para assim não acabar com rapidamente com a capacidade de frenagem do carro. Verificar também o estado do freio de mão e os fluidos de freio, para que estejam dentro da validade recomendada pelo fabricante.

Luzes e sistema elétrico: Conferir se todas as lampadas acendem, tais como lanterna, farol, farol alto, luzes de ré, freios, setas e faróis de milha. Conferir também se os limpadores do carro estão funcionando corretamente para não ser pego de surpresa em uma tempestade.

Água do motor: Deve estar no limite especificado pelo fabricante do veículo e não ter vazamentos. É muito comum ver muitos carros parados na estrada por causa de "fervidas" no motor, devido ao trânsito que sempre permeia esta época. 

Itens de Segurança: Deixar a chave de roda, triângulo e macaco no porta-malas, e nada de falar que ocupam espaço. São itens de primeira necessidade em caso de um acidente, defeito no carro ou furo em um pneu. Ver se tudo funciona corretamente é essencial.

Outros itens e peças; Olhar as air bags (se houver), correias, amortecedores e molas, para que estejam funcionando corretamente e possam aguentar sua "trip" de fim de ano.

SEMPRE utilizar o cinto de segurança, em TODOS os assentos do veículo e não interessando se o passeio é rapidinho ou demorado. NUNCA beba antes de dirigir, deixe esta tarefa para quem esta sóbrio, assim você se diverte nas comemorações e todo mundo fica feliz e fora de perigo.

Mas eu vou viajar de ônibus/avião, devo me preocupar também?

Esperamos que todas as empresas estejam com suas manutenções em dia, para evitar problemas e desconforto aos viajantes. Mas alguns itens são importantes de serem verificados:

-Verifique sua passagem: Veja se seus assentos estão corretos, assim como destino e companhia, pode parecer meio bobeira, mas isto acontece bastante, de um viajante comprar passagem para o destino errado.

-Como, onde e que hora: Descubra como chegar ao aeroporto/rodoviária para evitar atrasos e comprometer sua viagem. Chegue sempre com bastante antecedência, pois nesta época os terminais ficam extremamente lotados e a movimentação é confusa e caótica. Se possível, dê preferencia por chegar de transporte público.


Cuidado com os pertences: É muito comum nestes locais, furtos de bolsas e malas, assim como "desaparecimento" de bagagens. Mantenha suas coisas perto de você e sempre marque suas malas de maneira que ache-as facilmente de longe. 

Perdi meu Voo/Ônibus: Vá até o guichê da companhia para resolver a situação o quanto antes, algumas vezes é possível realocar você em algum outro caminho ou voo/ônibus. Mas não marque bobeira com o horário hein!?

Cinto de segurança: Utilize SEMPRE, seja no ônibus ou no voo. Isto traz conforto e segurança para você em caso de alguma adversidade.


Seja prudente no final de ano que suas festas serão mais confortáveis e felizes para todos! Sempre falamos no Por Onde Vamos na importância de conhecer lugares, ter experiências e fazer coisas bacanas. Então se sair de casa faça tudo direitinho certo? E bom Natal e Ano Novo!