Super Banner

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Por Onde Fui - As Maravilhas da Ilha de Creta - Por Thiago Crocco

E no Por Onde Vamos de hoje temos nosso escritor mais assíduo. Thiago Crocco desta vez nos escreveu contando sobre as maravilhas da ilha de Creta na Grécia. Você pode conferir a passagem dele pela Grécia neste post. Mande sua história também!

Por Thiago Crocco

As Maravilhas da Ilha de Creta

Setembro de 2014 foi um mês maravilhoso de férias. Lembrando-se do ditado "Viajar é o dinheiro mais bem gasto". E realmente é!

Thiago Crocco em Creta
 Depois de 5 dias na Itália e 10 dias em Malta segui para Grécia. Dessa vez, Creta foi o destino.  Peguei um voo da Air Malta em seguida Olympic Airways, já que não existem voos diretos MALTA -CRETA. A ideia de roteiro era seguir da parte Oeste para Leste.  Comecei a viagem na Região de Chania, fiquei hospedado em Kíssamos.Caso haja interesse passarei os contatos dos locais em que me hospedei.

Thiago Crocco em Creta
Kíssamos é tranquila e na minha opinião um ótimo lugar para ficar. Ela está próxima às paradisíacas praias de Balos e Elafonisi e alguns quilômetros de Chania. Aconselho alugarem um carro. No meu caso, viajando sozinho, aluguei uma scooter e fui desbravar a ilha.

Thiago Crocco em Creta
Chania é cidade grande com muitas lojas, restaurantes, cafés. Se você é uma pessoa urbana e não liga para praia. É uma ótima opção.

Thiago Crocco em Creta
Três dias depois segui para Rethymno. Tive a sorte de pegar uma carona com o dono do hotel onde fiquei hospedado em Kíssamos, a viagem demorou cerca de 1h30min.

Thiago Crocco em Creta
Em Rethymno 02 dias inteiros e em seguida segui para Herakalion onde pegaria um navio para Santorini. Heraklion é a maior cidade e capital de Creta, local  das ruínas de Cnossos, o maior centro populacional de Creta na época minoica.

Thiago Crocco em Creta
Mesmo planejando a viagem com muita antecedência me surpreendi com Creta, me arrependi de não ter ficado mais tempo. Me baseei nas experiências anteriores com as ilhas pequenas: Milos, Sifnos, Mykonos, Santorini. Isso foi um erro. Considere Creta como um "continente".

Thiago Crocco em Creta
 Acredito que duas semanas é um tempo razoável para aqueles que querem explorar Creta mais a fundo. Dependerá do tempo gasto em cada região e a escolha por praia, cidade ou montanha.

Thiago Crocco em Creta
Aqui vão algumas dicas para aqueles que querem viajar com um orçamento baixo. Algumas parecerão 'clichê', mas não custa lembrar:

-Planeje sua viagem com bastante antecedência.
-Dependendo da época você pagará bem menos do que se reservasse 1 mês antes.
-Ilhas Gregas está associada com "cruzeiros suntuosos". BESTEIRA! Nada melhor do que dormir e acordar numa ilha. O cruzeiro te proporcionará regalias, piscina, jacuzzi, serviços de camareira, balada tudo em alto mar, mas não proporcionará a experiência local. Pesquise o tamanho da ilha que pretende visitar, 2 a 3 dias numa ilha como Santorini por exemplo é o  suficiente. Você conhecerá as paisagens, a gastronomia, a vida local.  Os cruzeiros normalmente passam de ilha em ilha muito rapidamente. Eles te deixam no porto para que gaste algumas horas. Você é obrigado a comer, comprar alguns souvenir e voltar correndo para o navio. Isso apenas para que no final da viagem você pense... "VISITEI AS ILHAS GREGAS"... Não se engane...
- RESERVAS DE HOTEL: POR AGÊNCIA DE VIAGENS OU INTERNET?

Se você é uma pessoa insegura com assuntos tecnológicos e não domina o idioma inglês o suficiente para preencher um cadastro pela internet, sugiro AGÊNCIA. Você terá as passagens, roteiros tudo nas mãos e pagará um pouco mais caro.
-No meu caso, a única reserva feita antes de sair do Brasil foi em Kíssamos, indicação de uma amigo que conhece a Grécia mais do que ninguém e o próprio Consulado Grego em SP indica seu site: www.guiagrecia.com.br.

Thiago Crocco em Creta
O site mencionado é bem prático, pois te da à possibilidade de refinar muito sua busca. No meu caso procurava lugares próximos do porto ou no centro. E o mais importante, próximos ao porto. Por que isso? Porque a proximidade evitará que você perca tempo percorrendo uma longa distância e além do mais, a maioria dos ferries parte bem cedo para as ilhas. Veja a localização no mapa e a distância do porto ou aeroporto.
Thiago Crocco em Creta
Para aqueles que estão indo à Grécia pela primeira vez, calculem o número de dias e tentem conhecer duas ou três ilhas ou Atenas + 2 ilhas.



Para fechar o post um vídeo dos melhores momentos em Creta.

Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário