Super Banner

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Você conhece a história da Black Friday?

Que todo mundo já conhece a Black Friday (ou Sexta-Feira Negra) nós já sabemos. Mas será mesmo que você sabe a história da Black Friday?

Para a maioria das pessoas, a Sexta-Feira Negra nada mais é do que um dia em que as lojas anunciam seus produtos, principalmente os eletrônicos, por até metade do preço.
Já cansamos de ouvir propagandas sobre as super-ofertas do dia que sucede o dia de Ação de Graças para os Norte-Americanos e de ver aquela multidão de pessoas se atropelando em plena madrugada para conseguirem seus preciosos itens.
Mas quando surgiu a Black Friday de verdade?

O Por Onde Vamos foi pesquisar e descobriu coisas muito interessantes a respeito desse dia.
A Black-Friday acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro, logo após o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, mas não é possível dizer com certeza uma data para sua primeira edição. Dizem, apenas, que ela começou por volta da década de 60 na Filadélfia.

O que acontecia nessa época é que depois do feriado de Ação de Graças estava oficialmente aberta a temporada de compras para o natal, então, aproveitando a emenda do feriado, as pessoas lotavam as lojas e as ruas (causando muitos congestionamentos) para comprarem os presentes de natal.

Mas por que toda essa bagunça ganhou esse nome?

Também não existe uma teoria confirmada com relação a esse nome. Tem quem acredite que o dia leva o nome da expressão usada pelos donos de fábricas na década de 50 para se referir ao dia em que nenhum funcionário aparecia para trabalhar. Tem também quem diga que se trata do esforço dobrado que as pessoas teriam que fazer em seus trabalhos para conseguirem pagar por tudo o que compraram nas liquidações.
O fato é que muita gente já tentou mudar esse nome mas, como podemos perceber, nenhuma tentativa deu certo!

Aqui no Brasil a Black Friday teve sua primeira edição só em 2010 já adotando o nome e a ideia de descontos originada lá na terrinha do Tio Sam.

Tudo isso é muito legal mas vale lembrar de duas coisas antes de sair comprando tudo por ai:
1 - Faça uma pesquisa de preços. Nem sempre o valor promocional é realmente promocional, e a pesquisa precisa começar antes dos anúncios sobre a Black Friday, então fique de olho para não cair em uma pegadinha e acabar pagando o preço normal (ou maior) do que o item que você deseja realmente vale.
2 - Não se esqueça que aqui no Por Onde Vamos a sua compra pode ser feita pelo Titio Submarino através dos banners aqui na página do blog.

www.submarino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário