Super Banner

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Assistimos Interestelar e foi uma excelente surpresa!

O Por Onde Vamos foi ao cinema assistir o esperado filme Interestelar em sua estréia nesta quinta-feira dia 06 de novembro e hoje vamos falar sobre as nossas impressões, pontos positivos e negativos sobre a nova criação de Christopher Nolan.

Se você não conhece nada sobre o que vamos falar confira nossas expectativas do filme neste link aqui.

Mas se você já conhece e não assistiu pare agora porque vamos mandar vários SPOILERS!

Então vamos falar sobre este drama espacial:


Interestelar traz uma temática muito explorada já em Hollywood que é a do mundo em destruição, vemos uma Terra sendo desertificada e devastada por uma praga que acaba com as plantações, por este motivo, a população fora muito reduzida e muitas instituições desaparecem gerando um clima de caos e falta de esperança. Neste contexto esta inserido Cooper (Matthew McConaughey), um ex-piloto da NASA, hoje fazendeiro que tenta sobreviver com sua família neste mundo destruído.


Após notar alguns fenômenos no quarto de sua filha Murph, passa a estuda-los e descobre que anomalias gravitacionais de alguma maneira estavam lhe dando coordenadas. Ao buscar por este local, descobre que a NASA não fora descontinuada, porém opera de maneira clandestina, visto que pessoas passam fome enquanto eles constroem naves espaciais. Lá reencontra um amigo de longa data, o professor Brand (Michael Caine), que mostra que não há esperança na Terra e a única coisa que podem fazer é sair de lá.


A partir deste ponto o filme decola (não só literalmente), vemos conceitos científicos sendo muito bem utilizados, como buracos de minhoca e viagens no espaço-tempo com uma boa credibilidade. O filme retrata um mundo que seria inalcançável para nós se tornar muito perto e assim encontrar candidatos para se tornarem uma nova Terra. Uma temática que vale muito a pena comentar é a passagem da tripulação pelo planeta de água, nunca antes havia visto o tema de distorção temporal ser tão bem empregado numa trama, o fato de minutos se tornarem dias e horas se tornarem alguns anos de certo modo apavora o espectador por não saber o que se dará disto e tendo consequências muito pesadas, tentando mostrar que cada minuto é importante, que vidas inteiras poderiam passar num piscar de olhos, arrisco a dizer que é o melhor momento do filme e que me emocionei com toda a sequência.

Mostra-se então o quão difícil seria a missão da tripulação, que qualquer misero erro ou momento de loucura acabaria com toda a espécie humana, chegamos ao clímax do filme com destruição da base de operações da missão e a migração para o último candidato a planeta restante, culminando em uma cena muito complexa na qual Cooper entra na singularidade do buraco negro (Momento que você deve ligar a descrença!) e mostra que é possível mostrar e vivenciar coisas que o ser humano não pode compreender, este momento chave do filme não deve ser explicado, que a vida inteira de Cooper havia um sentido e que sempre há esperança.

Fim dos SPOILERS

Opinião:
Interestelar é um filme que te fornece muita informação e que você deve digerir aos poucos tudo o que viu, que há a necessidade de assistir mais uma vez para compreender esta obra magnifica de Nolan, mas não porque o filme trata o espectador como burro, mas porque a trama é intrigante e tensa.

Achamos o começo um pouco lento, porém visto o filme todo faz total sentido então não abala em nada nossa avaliação. Os efeitos especiais são fantásticos e criveis, dando realmente a impressão de que se esta em mundos não conhecidos, parte deste mérito é o fato de Nolan não utilizar Chroma-keys e assim tirando aquela sensação de os atores estarem recortados e colados na cena.
A trilha sonora de Hans Zimmer muito bem explorada, sem ser abusiva. Parte de nossa experiencia sonora foi detonada por que nossa sala de cinema deu problema no áudio e ficamos sem som por uns minutos, após "rebobinarem" o filme e reiniciarem o som não era mais surround, ponto negativo para o cinema, mas ponto muito positivo para o filme que na parte de sonoplastia levou a sério detalhes científicos o que também nos contentou muito.
Para finalizar, as atuações do filme foram todas muito boas, até Anne Hathaway que acho uma atriz mediana aos olhos de Nolan se saiu melhor do que em Batman. Ponto positivo para Matthew McConaughey que tem escolhido muito bem seus filmes. Para mim este filme merece algumas estatuetas do Oscar, mas acredito que devido ao conservadorismo e à mentalidade retrógrada, o máximo que vão conseguir são as indicações.

Nossas notas de 0 a 10:
Catarina: 10,0
Pedro: 10,0
Logo começamos nossas críticas com um 10 muito merecido deste excelente filme, assistam Interestelar, se já assistiram vejam novamente que vale muito a pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário