Super Banner

domingo, 5 de outubro de 2014

Se livrando do calor em Brasília!

A baixa umidade e as altas temperaturas na capital sugerem uma fuga para lugares refrescantes próximos ou dentro de Brasília. O Por Onde Vamos preparou cinco opções de passeios em um raio de até 150 km da cidade. Da Água Mineral à Chapada Imperial, gratuitas ou pagas, opções não faltam.

Água Mineral
Quando: diariamente, das 8h às 17h
Onde: Rodovia EPIA BR 040, Estrada Parque Indústria e Abastecimento, Setor Militar Urbano
Quanto: crianças de até 6 anos não pagam; acima disso pagam R$ 6
A 10 km do centro, o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, abre diariamente das 8h às 17h. O parque dispõe de duas piscinas – Areal e Pedreira – de água natural e constantemente renovada pelas nascentes que cruzam o parque. Há ainda espaço para meditação e trilhas.

Tororó
Quando: diariamente
Onde: Ir em direção à QI 23 do Lago Sul. De lá, cruzar o Jardim Botânico e tomar a DF 140 rumo a Unaí/MG. No balão, virar em direção à cidade mineira e seguir por estrada de terra após 5 km.
Quanto: Grátis
A cachoeira do Tororó é uma velha conhecida dos candangos e uma das mais queridas. O fácil acesso e a curta distância da cidade são alguns atrativos. Mas o que conquista mesmo o público é a pouca profundidade da piscina de água embaixo da cachoeira. O local é frequentemente ocupado por praticantes de rapel, já que a cachoeira tem queda livre de 18 metros de altura. Vale ressaltar que para chegar à cachoeira é necessário caminhar por uma trilha por aproximadamente 25 minutos.

Poço Azul
Quando:
diariamente, das 7h às 18h
Onde: Saída norte de Brasília em direção a Sobradinho. Seguir DF 001 sentido Brazlândia e depois Lago Oeste. É preciso andar por 10 km em estrada de terra
Quanto: R$ 8
O Poço Azul fica a 45 km da Rodoviária de Brasília. O local já foi mais bem cuidado e a visita é melhor se feita durante a semana. Há duas cascatas, uma com poço raso e outro mais profundo, ideal para banho.

Cachoeira Rainha na Chapada imperial, a 50 km de Brasília.
Chapada Imperial
Quando: sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30
Onde: Há duas formas de chegar à Chapada Imperial. Pela Estrutural, ir em direção à Brazlândia e após 8 km entrar na bifurcação à direita, pegando a DF001. Andar 7 km em pista de asfalto e mais 6 km de terra. Virar à esquerda na DF 2200 e percorrer mais 6 km. Pelo Lago Oeste basta seguir a DF 001 até a estrada de terrar, continuar por 7 km, virar à direita na DF 220 e rodar outros 6 km.
Quanto: crianças de até 2 anos não pagam; R$ 30 de 3 a 6 anos; R$ 35 de 7 a 12 anos; adultos a partir de R$ 80.
Com ótima infra-estrutura, a Chapada Imperial fica a 50 km de Brasília no ponto mais alto da capital, a 1342 metros. Os preços variam entre R$ 30 e R$ 80 - crianças de até 2 anos não pagam.
A entrada inclui trilha, guia, educação ambiental, transporte interno, almoço, arvorismo, tirolesa e piscinas naturais próximas à sede do Parque. O local abre sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30.  Em dias de semana é necessário fechar pacote de no mínimo dez pessoas. O espaço dispõe ainda de banheiros, refeitórios, cozinha.

Lagoa Azul
Quando: diariamente
Onde: Após passar por Formosa (GO) e entrar no distrito de Bezerra (GO), cruze o posto policial e vire à direita. Dobre a primeira à direita após o Armazém Goiano e siga pela estrada de terra. Continue e passará por três pontes até chegar ao local.
Quanto: Grátis
Vale a pena percorrer 140 km para chegar à Lagoa Azul. A nascente de água cristalina permite ver o fundo da lagoa, que tem nove metros de profundidade. Com o uso de snorkel é possível contemplar a vegetação e peixes no fundo da lagoa.